terça-feira, 15 de outubro de 2013

Agricultores impedem acesso ao B. do Brasil

Agricultores não permitem acesso nem mesmo dos funcionários
Nem mesmo funcionários foram permitidos acessar a agência do Banco do Brasil de Piratini nesta terça-feira. Às 08: 30 h cerca de 150 Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, MST e da Via Campesina se posicionaram na porta de acesso ao banco impedindo que qualquer movimentação fosse realizada.
O protesto ocorre em todo o Brasil e no RS segundo a direção estadual do movimento 40 agencias e a sede do Incra são alvo das manifestações. 
Entre as reivindicações, terras para que 80 mil famílias que se encontram acampadas, destas 500 no estado, sejam assentadas.
José Gabriel Venãncio, integrante da direção estadual do MST, justifica este ponto da pauta.
- Este ano nenhuma desapropriação de terra foi realizada pelo governo federal –
Outro ponto abordado por ele se refere ao endividamento dos agricultores com o Banco do Brasil, onde a renegociação das dívidas, principalmente o Pronaf, é considerada imprescindível para o sustento de assentados.
Cento e cinquenta protestam em frente a agência central
- Estamos pedindo a inclusão de uma carência de três anos com prazo de dez para pagar e bônus de adimplência de 30% na parcela paga em dia. Isso se faz necessário porque 90% das famílias estão endividadas e sem poder acessar novos créditos – explica o agricultor apontado os oito períodos de seca em dez anos como fator principal para que os compromissos não tenham sido honrados.
O impedimento de acesso a agencia deve gerar maiores transtornos em Piratini devido a decisão dos grevistas em manter a greve no Banrisul, assim, no mínimo 50% do atendimento aos usuários fica prejudicado nesta. Terça-feira.

Segundo a coordenação local dos agricultores, desta vez a paralisação pode se estender por até três dias caso não haja avanço nas negociações.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!