segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Secretário vê ações como saída para rodízio

Segunda-feira, 21 de outubro
O processo em que o município fornece oxigênio em domicílio para pacientes com complicações pulmonares batizado de Oxigênoterapia voltou a ser motivo de discussão para a Secretaria de Saúde de Piratini.
O secretário Diego Espindola recorreu aos meios de comunicação para pedir aos pacientes que hoje tem o tratamento assegurado pelas dez máquinas com este fim e adquiridas em maio deste ano pela prefeitura, que deem continuidade às ações judiciais que, em caso de decisão favorável, passe para o Estado, o responsável de fato, a manutenção do fornecimento.
Diego entende que essa é a única forma de manter o rodízio dos equipamentos, atualmente quase todos em uso.
- Muita gente que precisa começou a reunir os documentos necessários para  tal mas não deu continuidade. A maioria dos pedidos de oxigênio não deram entrada para avaliação nem mesmo na Coordenadoria Regional de Saúde. Das dez máquinas em uso apenas uma não se encontra na casa de pacientes – explica o secretário.
A consulta com um pneumologista, especialista que tem a capacidade de definir se e qual a quantidade de oxigênio que um paciente necessitar, é considerado primordial pelo secretário.

- Para determinar a necessidade de oxigênio em casa antes é preciso uma série de exames que o médico da área deve requisitar e isso muitas vezes não ocorre – reclama Diego.




0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!