quinta-feira, 24 de outubro de 2013

As funçoes do arado e grade para a agricultura?

Por Cristiano Gottuzo
Tenho percorrido a nossa região e em reuniões e cursos com os produtores tenho feito a pergunta: Qual a função do arado e da grade no preparo convencional das lavouras e pastagens?

E as respostas são varias, porém nenhuma responde a real função desses implementos para a agricultura convencional. Dizem que servem para descompactar o solo, para melhorar a estrutura do solo, para combater as invasoras, para melhorar a infiltração de água no solo, para misturar a parte boa do solo com a parte mais fraca, entre varias outras respostas. Porém nenhuma dessas responde a pergunta inicial.

Após essas respostas se faz novamente uma pergunta: Se plantarmos milho em agosto ele nasce na nossa região? Muitos produtores respondem: “Já teve uma época que plantei milho em agosto, mas ele nasce bem desparelho.” E porque nasce desparelho? Porque a semente do milho precisa que uma determinada temperatura de solo para conseguir germinar e se a temperatura estiver baixa no solo a semente demora mais a germinar e nasce toda desparelha. Então agora estamos começando a entender qual a real função do arado e da grade.

Estes implementos foram copiados de um modelo Europeu de agricultura quando da revolução verde no início da década de 70. Mas como é o clima da Europa? Na região mais ao norte o inverno é muito rigoroso, fazendo com que os solos fiquem cobertos por uma camada de neve até o início da primavera. E se após a neve derreter for semeada alguma lavoura de verão sem revolver o solo não vai nascer porque este ainda está frio. Com isso é necessário fazer o revolvimento do solo para expor este solo aos raios solares, que irão aquecê-lo e proporcionarão a germinação das sementes de uma forma uniforme.

Então a real função do arado e da grade é simplesmente aquecer o solo para que as sementes consigam germinar. 

Nos próximos artigos vamos comparar os benefícios do plantio direto em relação ao plantio convencional e qual a importância da matéria orgânica nos solos. Lembrando que se tiverem interesse em indicar um assunto para tratarmos por aqui mandei sugestões pelo blog ou pelo email contato@geoplan.agr.br.

1 comentários:

  1. GOSTEI....sou formado em administração, mas achei super interessante a matéria...as vezes possuimos certas ferramentas e não sabemos a real função delas...Arado e a grade era algo que eu conhecia apenas de vista mas não sabia a importância delas nas lavouras e pastagens..Parabéns pelo site...abraços

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!