quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Ação social e de Saúde inova e faz sucesso


Profissionais uniram-se para ampliar ações do Hospital
Na prática o hospital é sinônimo de enfermidade, de busca pela cura, um lugar onde a estadia sempre é involuntária.
Adicionar a estes significados nem sempre positivos, ações que de fato possam dar outras características à instituição, fez nascer a Primeira Ação Social e de Saúde em Piratini.
O evento foi lançado  na quarta-feira, 30, em frente ao Hospital Nossa Senhora da Conceição e é fruto de três profissionais: Michel de Oliveira Lucas (psicólogo) Tatiane Ceolin (nutricionista) e da secretária de assistência social Paula Almeida Ferreira.
Quem passava em frente ao chegava ao Conceição, tinha a atenção chamada, por exemplo, ao ver a manicure Adriana Garcia, integrante do Centro de Referência de Assistência Social, CRAS, dando um trato nas unhas da costureira Eliane Borges.
 Na outra extremidade das tendas montadas, a Técnica de Enfermagem Eliara da Cunha garantia para dona Ilda Bernarda Pereira que sua pressão arterial está dentro da normalidade.

Mas na atividade com o apoio da direção do hospital, era possível também economizar aproveitando os artigos disponibilizados no Brechó e este em especial, o psicólogo Michel considera muito importante:
- O objetivo é reverter os recursos obtidos com as vendas para montar ou manter ações para alguns pacientes, inclusive da ala psiquiátrica, como oficinas terapêuticas ou vídeos. Muitos internam e não tem acompanhantes ficando assim  sem atividade – explica o médico.


A tarde de  oportunidades permitiu ainda encaminhar o Bolsa Família, requisitar documentos com o CPF, medir o Triglicerídeos e a glicose e provar um bolo e suco nutritivos que foram elogiados por quem lanchou.
- No CRAS  mantemos várias oficinas, entre elas a do artesanato onde capacitamos famílias em situação de vulnerabilidade social para que depois estas trabalhem por conta própria e possam sobreviver do que produzem- explicou a secretária Paula Almeida, enquanto estimulava que todos provassem o lanche feito pelo seu departamento multifuncional.

Diante de tantas opções, o psicólogo Michel resume os  objetivos:
- Queremos com isso tudo prevenir aonde todos vem pra tratar. A ideia é que a população veja o hospital como um parceiro, um local onde possa chegar e solucionar seus problemas comuns rapidamente-

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!