terça-feira, 29 de abril de 2014

Chineses voltam a olhar o carvão de Candiota

Terça-feira- 29 de abril

O vice-presidente da China Western Power Industrial Co. Ltd (CWPC) Li Hong externou o interesse da empresa multinacional em investir em Candiota em visita nesta terça-feira (29).
Hong e a comitiva de investidores, foi recebido pelo superintendente da Mina de Candiota da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), engenheiro José Fernando Oliz.

Atraídos pelo potencial carbonífero do Estado que possui 28 bilhões estimados de carvão mineral, sendo 1,7 bilhões (já medidos) em áreas da CRM, os investidores visitaram a unidade junto a investidores de uma empresa brasileira de engenharia a ETM e a ainda a chinesa AMP Construção Portuária Ltda.  

O grupo visitou áreas onde se possibilitaria a instalação de uma usina de 1,2  mil MW tendo interesse em cerca de 200 hectares. Hong informou que a usina, se instalada no município, poderá consumir 800 mil toneladas de carvão por mês e consultou a possibilidade de ter a CRM como fornecedora. “Viemos da China para buscar mais informações e estabelecer a viabilidade do investimento”, acentuou o vice-presidente que acrescentou que a CWPC produz diretamente mais de 10 mil megawatts/ano com quatro termelétricas na China.

O superintendente acompanhando dos gerentes de mineração e beneficiamento, engenheiros Paulo Fernandes e André Felipe Rodrigues respectivamente, visitou com o grupo a mina da Companhia e o britador/moega. Oliz garantiu que a CRM é capaz de fornecer o volume supracitado desde que estabelecidos em contrato ajustável ao tempo de obra. “Já conhecemos os projetos que contemplam Candiota e por isso estamos sondando a cidade”, complementou o vice-presidente.

 Esta é mais uma possibilidade que se apresenta, sendo que foi uma empresa chinesas a responsável pela construção da Fase C da Usina Termelétrica Presidente Médici e que o país vem demonstrando intenções ostensivas de investir na Capital Nacional do Carvão. Ano passado o presidente da CRM, Elifas Simas, governador do Estado Tarso Genro, prefeito de Candiota Luiz Carlos Folador e demais autoridades do Rio Grande do Sul, estiveram na China apresentando o potencial do carvão gaúcho o que começa com esse tipo de interesse a demonstrar resultados e atrair investidores.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!