quarta-feira, 16 de abril de 2014

Piratini receberá mais dos médicos cubanos

Quarta-feira-16 de abril
Em entrevista à Rádio Nativa esta manhã, o secretário municipal de saúde, Diego Espindola anunciou que Piratini receberá mais dois profissionais cubanos pertencentes ao Programa Mais Médicos do governo federal.
Eles vão se somar ao colega de profissão e nacionalidade Àlvaro Gomes, 35 anos, que passou a atuar na cidade em dezembro do ano passado.

Segundo Diego, com o reforço ganham os moradores residentes em locais onde existem as chamadas UBS ( Unidade Básica de Saúde) que priorizam os programas de atenção básica existentes.

Os dois novos médicos devem desembarcar em solo piratiniense na próxima terça-feira, 22 de abril e, conforme o secretário Espindola, imediatamente devem ser apresentados à estrutura existente no município para que possam a seguir dar início às suas atividades.
Papiloma
Na mesma entrevista, Diego Espíndola confirmou o alto índice de cobertura vacinal  já alcançado por sua equipe na Campanha Nacional Contra o Papiloma Virus (HPV), que deu partida em março na prevenção contra o câncer do colo do útero em meninas entre 11 e 13 anos.
- Fomos um dos primeiros municípios a atingir a meta chegando a 85% de aplicação das 400 doses disponibilizadas para Piratini e, antes do fim da campanha atingiremos 100% - acredita o secretário.
Como presidente Conselho dos Secretários Municipais de Saúde-(COSEMS) Diego disse que junto ao Ministério da Saúde a luta agora é para reduzir a idade mínima das meninas com direito a receber a vacina contra o Papiloma, de 11 para 09 anos.
H1N1
Ao finalizar, Espíndola informou que o dia “D” ou seja, o dia que todos os estabelecimentos de saúde de Piratini estarão abertos para a aplicação da vacina contra a chamada Gripe A, ou H1N1, será quatro dias após o inicio da imunização em todo o país.

- Eu convoco a população com direito a receber a dose para no dia 26 de abril, um sábado, comparecerem em massa aos postos, dia também que estaremos realizando um mutirão itinerante pelo interior e com isso este ano conseguiremos imunizar as pessoas  bem mais cedo e antes da chegada do frio intenso -

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!