quinta-feira, 6 de março de 2014

Chatikin anuncia acordo de 500 mil com CEEE

Quinta-feira- 06 de março
Promotora comemora acordo com a CEEE
Num momento em que se discute no país a qualidade do setor energético, os olhares dos gaúchos estão cada vez mais voltados para o deficitário serviço fornecido pelas empresas do ramo, entre elas, a Companhia Estadual de Energia Elétrica, CEEE, que também alimenta as residências de quase vinte mil pessoas em Piratini, cidade castigada durante boa parte do ano com a falta ou cortes, às vezes longos, da luz que geram seguidos e inúmeros prejuízos à população.

No âmbito local, a empresa sofreu a primeira derrota para o Ministério Público anunciou nesta quinta-feira a promotora Cristiana Chatikin.
Resultado de uma Ação Civil Pública também julgada procedente no Tribunal de Justiça do Estado, a companhia aceitou pagar quinhentos mil reais a título de indenização à população, valor reduzido devido ao acordo aceito pelo MP, já que corrigida, a cifra ultrapassava dois milhões de reais.

Mas a ação não mexeu somente no bolso da estatal. Para no mínimo tentar amenizar a constante redução de potência ou falta de luz, o MP conseguiu a garantia de que uma Subestação será construída no município até 2016, o que se não for cumprido pela empresa provocará um acréscimo no montante acordado.

A destinação dos 500 mil reais a serem pagos a partir deste mês, já está acertada. O valor vai financiar projetos que possibilitem Piratini ser incluída nas cidades contempladas com verbas de diferentes esferas destinadas às reformas no Centro Histórico Farroupilha.
- Para captar verbas há a necessidade de que a cidade tenha projetos que tem um alto custo e não há verbas para isso- explica Chatikin que cita exemplos:

- Na recuperação do Centro Histórico o projeto pra revitalizar a antiga cadeia custa 51 mil, para Casa da Camarinha 48 mil, para o entorno da igreja, 32 mil e para ocultar a rede elétrica 171 mil. Esses valores inviabilizam a participação de Piratini e com esse acordo será possível – acredita.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!