terça-feira, 25 de março de 2014

Produtores reúnem-se para reclamar terceiro

Terça-feira- 25 de março
Reunião com autoridades tratou situação do terceiro
A malha rural de Piratini, motivo de eternos pedidos, protestos e discussões, foi pauta no saguão da prefeitura nesta terça-feira quando 27 produtores de soja, trigo, arroz e milho e também pecuaristas, requisitaram urgência em uma solução para o terceiro distrito, um dos mais extensos entre os cinco existentes no município e onde a área plantada hoje é de 19 mil hectares de terra.

Além das estradas de chão batido por onde em no máximo dez dias começam a ser escoadas quase um milhão de sacas segundo o produtor Fernando Jacondino,(foto abaixo) eles exigiram também providencias imediatas para as diversas pontes que precisam suportar o peso no vai e vem dos cinquenta caminhões responsáveis por transportar os grãos colhidos.

- Ano passado isso gerou cerca de 30 milhões e este ano a previsão é de um milhão de sacas, ou seja, estamos fazendo nossa parte, investindo em Piratini ao adquirir tecnologia através de máquinas de última geração e tudo está em risco devido à falta de manutenção das estradas – reclama Jacondino.

Ele falou ao prefeito Agnelo que estava acompanhado do vice Vitor Ivan e do secretário de Infraestrutura e logística Carlos Alberto Reis. O produtor quantificou a extensão do trecho que amenizaria a crítica situação.
- No momento a manutenção em 150 quilômetros que nos possibilitarão o acesso as rodovias estaduais e federais já ajudaria. A expectativa é de três mil cargas que hoje teriam que passar por estradas ruins, péssimas e intransitáveis, pois assim se divide as vias do nosso distrito -  falou para logo a seguir ampliar:
- Se a prefeitura não for parceira dos produtores e der uma solução imediata para esta situação, corremos o sério risco de ver comprometida a produção, pois, boa parte vai se perder nas lavouras – encerrou.

O que diz o prefeito:
Vilso Agnelo se mostrou sensível à situação dos produtores, mas admitiu a dificuldade em manter os 7.200 quilômetros de estradas rurais em boa de trafegabilidade. Justificou também o caso do distrito em questão com a grande e atípica quantidade de chuvas em 2014, e aceitou a ajuda oferecida por eles para solucionar ao menos uma parte do problema.

- Há 98 anos não chovia tanto. Foram 700 milímetros de chuva de janeiro até agora, e isso fez com que a situação fugisse do nosso controle. Somos bem intencionados, queremos fazer, mas não podemos vender falsas expectativas. Temos vontade, mas muitas vezes, inclusive em virtude do tempo, ficamos impossibilitados – admitiu o gestor que ordenou que logo a seguir ocorresse uma nova reunião a portas fechadas  com o secretário Carlos Reis e os produtores e nela se traçasse um plano em parceria para atacar os principais pontos no terceiro distrito.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!