terça-feira, 18 de março de 2014

Desenvolvimento Rural entrega 10 mil alevinos

Terça-feira- 18 de março
Este ano programa vai entregar 10.100 unidades
Na terça- feira, 18, o produtor Everton Picanço (à esquerda na foto) foi novamente retirar, há exemplo do que tem feito nos últimos anos, o seu lote de Carpa Capim, espécie que integra o Programa de Distribuição de Alevinos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.
Picanço cria a carpa para consumo próprio e as 100 unidades seriam a seguir soltas nos dois açudes da propriedade da família, no Cerro dos Canócas, 1º distrito do município e ,segundo ele, em um ano estarão no tamanho ideal para serem abatidas..

André Lopes Pereira, que dirige a pasta, disse que o programa que este ano vai entregar 10.100 alevinos, é voltado principalmente para a agricultura familiar focando a qualidade alimentar de quem cultiva as espécies que são variadas já que, além dos três tipos de carpa distribui entre outros, também Jundiá, Lambari e Traíra.

- São espécies que de adaptaram fácil e rapidamente a nossa região e resultado de uma orientação técnica que mantemos, o que faz chegar até o produtor por preço inferior ao de mercado, principalmente devido à exclusão do valor do frete – explica André Pereira.

Essa orientação que funciona com um controle de qualidade também colabora para reduzir a possibilidade de infestar os viveiros com animais contaminados com tipos de fungos, o que pode matar os peixes  neles existentes e comprometer a criação.

Essa foi a primeira de duas distribuições realizadas anualmente e somadas, acredita o secretário, deve se igualar a do ano passado quando 32 mil alevinos foram entregues para 200 produtores cadastrados.

- Além da aquisição para criação com o objetivo de consumi-los, há ainda aqueles comercializam e com isso conseguem ampliar sua renda mensal o que impacta no crescimento da distribuição desde que não tenhamos a interferência da falta de chuva – ressalva Pereira, alicerçado na estiagem de 2012 que prejudicou de forma significativa a cultura, o que não vai ocorrer este ano já que tanto o verão quanto a primavera foram bastante chuvosos o que manteve o bom nível dos açudes.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!