segunda-feira, 10 de março de 2014

Vacina contra o HPV começa em Piratini

Segunda-feira- 10 de março
Ana Lúcia foi a primeira das 461 que serão vacinadas
A segunda-feira foi o ponto de partida para que o Ministério da Saúde desse inicio a Campanha Nacional Contra o Papiloma Vírus (HPV),onde o foco são meninas de 11 a 13 anos.
A imunização objetiva prevenir contra o câncer do colo do útero que tem grande incidência no sexo feminino sendo na escala o terceiro tipo de tumor mais frequente entre as mulheres.

Após ver sobre o assunto e a importância da imunização na televisão, a aposentada Vanilda Lafuente, moradora da zona rural de Piratini, temeu que a vacinação não chegasse ao interior, assim, não teve dúvidas e trouxe a filha Ana Lúcia Domingues Lafuente, para ser a primeira do município a receber a dose inicial.

Mas a jovem de 13 anos não corria o risco de ficar sem a vacina, assegurou a enfermeira chefe do Posto Central de Saúde, Fernanda Hernandes.
- Na quarta-feira, 12, iremos nos reunir com as direções de todas as escolas da cidade e  interior quando ficará decidido quais serão as datas em que estaremos aplicando esta primeira etapa – explicou Hernandes.

Com as coordenações escolares já se encontram as autorizações para que os  pais assinem em caso de não concordarem que seus filhos sejam vacinados.

Segundo Fernanda, números fornecidos pela Coordenadoria Regional de Saúde apontam que Piratini possui 461 crianças ou pré- adolescentes na faixa a ser imunizada e a meta é atingir no mínimo 80% de cobertura.

O HPV é um vírus transmitido por pele e mucosas infectadas por meio da relação sexual. Também pode ser passada de mãe para filho no parto. No mundo, cerca de 290 milhões de mulheres são portadoras do vírus HPV. Existe uma estimativa de 17 a 21 casos para cada cem.
A segunda dose da vacina deve ser ministrada seis meses após a primeira e a terceira após cinco anos.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!