segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Telecentro forma jovens, adultos e idosos

Osmarina e Loiva se beneficiam do programa de informática
Digitar, copiar, colar, anexar e, por fim navegar. Esses termos são comuns no cotidiano do mundo virtual ao utilizarmos o computador como ferramenta cada vez em mais tarefas direcionadas tanto para o trabalho como para a educação ou até mesmo o lazer.

Para os que não têm a oportunidade de alcançar o aprendizado, ou ainda para quem busca aprimorar o conhecimento adquirido ao manusear sem uma formação específica a máquina que possui, a Secretaria Municipal de Educação de Piratini oferta o "Tele centro Comunitário". O espaço, fruto da parceria criada há três anos com o Governo Federal, responsável por fornecer os computadores e o mobiliário para o Programa de inclusão digital, objetiva o acesso aos meios de comunicação digitais.

Com o curso básico de informática funcionando em três turnos, o aluno ao concluir o curso recebe um certificado de conclusão – explica Alexandra de tunes, coordenadora do Tele Centro.

Na busca dos diplomas, idosas como Osmarina Casteluche Batalaha, 65 anos, mesmo com a redução drástica de visão que possui, se esforça diante da tela  para aprender o básico.

- Eu gosto, mas, como medo de estragar eu só ficava olhando minhas filhas usarem o computador – revela.

Bem como ao seu lado a vendedora de cosméticos Loiva Rodrigues, que tendo computador em casa já se tornou mais independente com as noções recebidas do estagiário Gil Azevedo.

- Quando eu necessitava fazer pedidos para os cosméticos e perfumes que revendo requisitava a outra pessoa fazer, agora faço eu mesmo – conta.

Atuando como estagiário meio turno, Gil sabe que mesmo sendo básico, o ensinamento é bastante valorizado pelos alunos.

- Já formamos uma turma de seis idosos e vamos continuar. Aqui eles aprendem as noções básicas de Word, formatação de texto e uso dos botões do teclado, pré-requisitos fundamentais para todo o restante, como sabe usar o e-mail, área de trabalho e abrir e usar o navegadores de pesquisa - detalha.

Johnson Felipe, Guilherme e Daniel, garotada da foto acima, que tem entre dez e 14 anos, estão entre os pré-adolescentes que buscam o Tele Centro para jogos e acessar o Facebook, mas, também para pesquisas que os ajudam no cumprimento das tarefas estudantis.

- Isso aqui pra tem grande significado. Nos dias e horários destinados aos idosos e, quando eles não podem usar, ficam ansiosos. Mas só permitimos no horário inverso ao escolar e dividimos o tempo também para os trabalhos escolares – deixa claro a coordenadora.

O convênio com o Ministério das Comunicações terminou ano passado, mas, conforme assegura a secretária municipal de educação Rosana Manetti, em nenhum momento a prefeitura cogitou extinguir o programa.


- Ouve-se que hoje todo mundo tem acesso ao computador e a internet em casa e, isso não é verdade. Isso aqui é muito importante para muita gente, não são só idosos que residem na cidade que buscam a estrutura, também para os que moram na zona urbana, assim pensamos sim e manter e ampliar, nunca acabar com o programa – garante a secretária.



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!