segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Barbaridade finalizou Semana Farroupilha

Segunda-feira, 23 de setembro

Gaiteiro Petiço é a grande atração do Tchê Barbaridade
Foram nove dias em que uma peça em especial, dominante e obrigatória no guarda roupas para qualquer piratiniense desde as idades iniciais, reinou absoluta na cidade considerada berço da tradição gaúcha. Pampeana, tradicional ou campeira, pode se dizer que a bombacha veste a semana farroupilha de Piratini, mantendo sua supremacia ao desfilar pelo Centro Erni Alves bem acompanhada do lenço, da bota, chapéu e, é claro, do chimarrão.

 A festa terminou, deixando para 2014 o convite de “volte sempre” e, para finalizar, no Palco do Rio Grande, palanque das grandes estrelas contratadas pela organização para fazer cantar e dançar, a melhor versão entre tantas que eles já criaram ou tentaram criar: a gaúcha. 

De volta às suas origens, o bailão, o Tchê Barbaridade finalizou na noite do sábado, 21, o maior evento tradicionalista do Rio Grande do Sul. Ao seu estilo, até contestado ou meio louco como diriam os mais antigos, o gaiteiro chamado apenas de Petiço, que não pode ter seu talento aos botões e foles discutido, sendo ele o que mais arrancou da multidão presente ao pavilhão, os tantos gritos de “Sapucai”, expressão peculiar gaudéria usada pelo público para mostrar seu contentamento com o que ouve e vê.

Em uma hora e meia de clássicos da música gaúcha e sucessos que consagraram a banda, o Tchê emitiu os acordes finais de um evento que diante dos problemas pontuais encontrados pela Comissão Organizadora ao aceitar o desafio de realiza-lo mesmo com os impedimentos estruturais que o cercaram, reinou novamente absoluto mantendo o título de maior e, uma dos mais atrativos do gênero no Estado. 


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!