quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Potros da Capital deve confirmar qualidade do Crioulo local

Fábio Quevedo tem boas expectativas para o evento
 Neste fim de semana Piratini atrai à atenção do Estado por sediar uma das etapas da Credenciadora ao Freio de Ouro, evento realizado anualmente na Expointer, em Esteio, onde os melhores da raça crioula são submetidos ao teste funcional. Paralelo a este acontecimento estruturado na Associação Rural, outro está cercado de grande expectativa por expor e comercializar animais criados na cidade e comprovadamente, pelo que se observou nas etapas de anos anteriores, de alto padrão de qualidade e funcionalidade. 
O 4º Remate Potros da Capital acontece neste sábado e este ano, trás novidades ao ser totalmente organizado e promovido pela Marca Remates, empresa da terra e que apresenta como sócios- proprietários, os criadores Kerlon Farias, Sandro Gonzales e Fábio Quevedo, fator que também aumenta a expectativa interna, pois estará sendo posto a prova a capacidade de organização de um acontecimento com visibilidade em todo o Rio Grande do Sul. 
Provas são as mesmas da Expointer
Serão 45 lotes de potros crioulos com dois anos completos, dado visto como uma vantagem por vendedores e compradores. - Isso não é unanime, há quem discorde, mas a vantagem de adquirir lotes com essa idade é que isso possibilita ao comprador, fazer uma análise funcional e saber de forma antecipada se o potro terá qualidade – explica Fábio Quevedo. A possibilidade de grande êxito é alicerçada no percentual de lotes para correr a prova, vendidos em 2011, o que representou uma arrecadação que atingiu 200 mil reais. O índice de 80% já confirmado mostra o fortalecimento e ainda que se extinguiu a oscilação registrada até então mostrada pelos números. 
Qualidade dos animais locais se traduz nas vendas
Em 2009, 12 potros correram a prova, mas no ano seguinte este número caiu pela metade, voltando a crescer no ano passado com 14 participações. O patamar dos crioulos do mercado local é visto como satisfatório por Quevedo. - O grau de apresentação melhorou de forma significativa e o nível é o mesmo encontrado em todo o RS, tanto que 40% da venda são compradores externos, o que já proporcionou encontrarmos em outras exposições, animais premiados originários de Piratini – frisou o proprietário da Marca Remates. 
80% dos lotes já confirmaram presença

Para ele, o objetivo da 4ª edição do “Potros da Capital”, que vai dar ao vencedor uma moto zero quilometro, continua sendo difundir e fortalecer o cavalo criado no berço farrapo, mas, ter também o evento como uma oportunidade para reunir os amigos, criadores e simpatizantes da raça crioula, e com isso cultivar um ambiente saudável, o que será novamente possível no coquetel a ser realizado na sede do núcleo, nas dependências da Associação Rural.

Fotos: MURILO ÁVILA


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!