terça-feira, 20 de novembro de 2012

Manicure surpreende e se emociona na Cãmara



Manicure se emocionou e foi aplaudida pelos presentes
A manicure Amanda Toledo, foi à Cãmara de Vereadores de Piratini nesta manhã por ter sido convidada a participar representando a Cooperativa de Reciclagem Solidária, Coopiratini e não se limitou a ser mais uma presença na escassa assistência enquanto representação de órgãos e autoridades da comunidade.

Ao usar a tribuna, ela, naturalmente por seu conteúdo,  veracidade e emoção, roubou a cena do evento comemorativo a Zumbi dos Palmares.
Com um manifesto baseado em sua trajetória marcada pelo preconceito racial e sua visão com relação à exclusão pela cor da pele, Amanda revelou-se conhecedora das políticas públicas, ou falta delas, no Brasil.
- Debatemos muito sobre as cotas para negros na universidade. Pois lhes digo que é um mal necessário no momento, já que assim como eu, a maioria não possui recursos para o custeio do ensino superior e esta é uma forma de elevar o grau de instrução, cultura, financeiro e intelectual do povo negro para que ele se equilibre na sociedade, pois sem isso, seremos sempre manicures, serventes, pedreiros, etc...- disse Amanda.

Ela se emocionou ao falar do cotidiano de exclusão imposto a quem é afrodescendente, mas persistir na luta em busca de igualdade continua sendo a única forma de mudar esta realidade.
- Para evitar problemas, é mais cômodo abaixar a cabeça ao sermos criticados e humilhados por uma sociedade que discrimina e oprime. Mas precisamos ter a consciência que possuímos capacidade e inteligência para lutar por nossas necessidades, mesmo que muitas vezes a gente queira mas o sistema nos impede – ampliou a faxineira e mãe de uma filha, para quem sonha proporcionar o ingresso na faculdade.
 Ela encerrou sua participação no evento falando de esperança.
- Fico triste que 124 após a abolição da escravatura, ainda precisemos provar que somos tão capazes quanto os brancos. A gente se sente pequeno, sofre, chora, mas eu tenho esperança que um dia seremos escutados nesta cidade, onde o racismo é muito forte, neste Estado, neste país -

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!