quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Conceição inaugura mais 14 leitos


Doutor Piva e Laerto Farias
Na busca por mudança de categoria, o que significa maiores valores repassados pelo SUS, a direção do Hospital Nossa Senhor da Conceição de Piratini, deu mais um novo e importante passo nesta quinta-feira.
Foram entregues à comunidade, duas novas enfermarias, divididas em cômodos com três camas cada, tudo de acordo com especificações e exigências da ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A nova ala, construída com recursos próprios, será destinada aos pacientes homens, substituindo a atual, já fora dos padrões exigidos.
Além dos leitos separados por um amplo corredor, o prédio anexo conta com um posto de enfermagem e uma confortável sala de espera.
Para o batismo, o escolhido foi o médico e ex-presidente da instituição entre 1964 e 1973, Luís Carlos Piva, visto como um revolucionário pelas conquistas em sua gestão.
- Como presidente, ele fez a maternidade, a farmácia, a Ala Santa Ana, o local onde hoje funciona a cozinha e a copa, o laboratório e adquiriu o aparelho de RX usado até hoje pelo hospital – enumerou Paulo Gomes, mestre de cerimônia, ao fazer um resumo da atuação de Piva.
Emocionado, o homenageado antes de usar a palavra, foi elogiado por Ângelo Panatieri, médico integrante da equipe que na década de 70 fez parte ainda da diretoria que alavancou o progresso do Conceição.
Novos leitos serão destinados aos pacientes masculinos
Homenageado presidiu a instituição nas décadas de 60 e 70

- Divido tudo que a mim atribuem com aqueles que me ajudaram nas conquistas – disse  o doutor Luís Piva.
Presentes a cerimônia, o deputado estadual Adilson Troca, o prefeito Vilso Agnelo e entre os secretários municipais, Diego Espindola, da saúde, que reforçou a necessidade da manutenção da parceria, Prefeitura de Piratini/ Hospital Conceição, na busca por mais especialidades, o que, pelos recursos que geram, tem permitido os muitos dos  investimentos . Diego  anunciou o próximo passo.
- Já estamos em busca da permissão e referência para realizarmos cirurgias de ouvido, o que no RS só ocorre na capital – informou.
O diretor Laerto Farias, que descerrou a placa que dá nome à nova estrutura junto à presidente Niza Perret, disse que agora o foco será a construção de mais 22 leitos em cima do atual Pronto Atendimento, obra custeada por recursos estaduais obtidos na Consulta Popular de 2010.
Mas por ser um projeto onde a verba é liberada por etapas e sem data para inicio, Laerto informou que a ação mais rápida em busca da mudança de categoria, se dará com a  construção da nova maternidade, na estrutura para segundo piso já deixada no novo prédio.

- Com a inauguração de hoje, chegamos aos 97 leitos. Passamos a priorizar a nova maternidade, também com recursos próprios, o que vai somar mais 12 acomodações. A exigência para mudarmos de categoria, de pequeno porte para médio porte, é de 106 e atingiremos 109, e isso vai nos proporcionar novos e maiores valores  de repasses com relação aos que recebemos hoje do SUS. São percentuais mais interessantes, o que permitirá aumentar as especialidades, contratar mais médicos e comprar novos equipamentos - explicou o diretor.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!