quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Aposentado é confundido com insano na 702

João esclareceu confusão
A falta de recursos para tomar uma condução na intenção de receber o salário mínimo referente a aposentadoria numa agência em Piratini e, ao que parece também, o conformismo com a vida que optou por seguir, ausente do mínimo de estrutura, fez com que moradores e estudantes residentes na zona rural e que trafegam diariamente pela ERS 702, se solidarizassem mas, também ficassem preocupados  temerosos com João Felipe Ribeiro, 65 anos, visto vagando pela  rodovia por três dias consecutivos.
Nossa reportagem foi colocada a par do fato por uma leitora que entendia ser João, um andarilho com possíveis problemas mentais andando confuso de um lado para outro e sendo alimentado por pessoas que passavam no local. Outros o temiam devido a aparência, barba grande e vestes surradas.
Fomos conferir e o encontramos a um quilometro da localidade Orlando Franco, 5º distrito.
Na 702, trecho de 34 km cumprido a pé
Solícito e tranquilo, ele negou passar fome e ser ajudado por pessoas desconhecidas e sim, que pernoitava na casa de amigos enquanto a cada dia, cumpria parte dos 34 quilômetros que separam o trevo de acesso à Pelotas e Bagé, de Piratini.
Relatou que sua vida se resume a viagens, a maioria de carona e também trechos a pé, entre Bagé, Aceguá onde tem quatro filhos e capital farroupilha. Faz isso  há cinco anos, após ter abandonado o lote do qual era proprietário e que conquistou depois de anos acampado com outras 800 famílias às margens de estradas pelo Estado, inclusive na localidade Quebracho, em Bagé, na BR 293.
- Meu lote era ruim e distante, então não quis mais. Hoje viajo enquanto ainda tenho dinheiro, quando termina e não consigo trabalho por já estar velho, peço carona, ando a pé e não carrego mochilas, pois deixo roupas na casa dos amigos para quando eu passar novamente, possa trocar - contou o aposentado, que se emocionou ao ser entrevistado ao vivo na rádiio Nativa e saber que o estavam temendo.
- Não faço mal a ninguém e o pior vício que tenho é beber minha pinga de vez em quando, mas, sempre na presença ou casa de amigos, não causo incômodo-  garantiu João, que admitiu ficar confuso, inclusive com relação a que direção seguir, devido aos lapsos de memória que o acometem

4 comentários:

  1. BOA SORTE SEU JOÃO!


    DESEJO SAÚDE E FELICIDADES
    E UM FORTE E SINCERO ABRAÇO
    QUE DEUS GUIE SEUS PASSOS
    NAS ESTRADAS OU NAS CIDADES.

    ResponderExcluir
  2. EU O CONHEÇO,SEU JOAO BEBE DEMAIS DAI GASTA TODO SEU DINHEIRO EM BEBIDA,ENQUANTO TEM ELE TA BEBENDO,DEPOIS NAO TEM, PASSA DIFICULDADES POR NAO SABER ADMINISTRAR O DINHEIRO,DARIA PARA ELE SOBREVIVER BEM COM UM SALARIO,O PROBLEMA É A BEBIDA,DEVERIA SE TRATAR POR ALCOOLISMO.

    ResponderExcluir
  3. pois é...o desejo de poder receber o que lhe é de direito foi grande e fez com o que ele caminhasse por quilômetros. E você seu João tenho certeza de que é um de muitos brasileiros que são esquecidos por aqui e que depende de um mísero salário mínimo para poder sobreviver. Acorda Brasil...estamos vivendo uma realidade e não um ''conto de fadas''.

    att

    ResponderExcluir
  4. este e o paiz q vevemos q diz q nao tem enfraçao onde tudo sube ,por enxempro carne 100 por centro feijao 50 por centro etc as mercadoria subirao umas 100 por centro e otras 50 em 2 ano e o salario mininimo 17 por centro esta e a verdade deste piz a onde tudo o que secompra japaguemos 45 por centro de esposto

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!