terça-feira, 20 de novembro de 2012

APOLÍTICO? IMPOSSÍVEL!!


                      
 O homem é um animal político. ”
Esta frase foi criada por Aristóteles (384 a.C. - a.C. - 322 a.C.), um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande, considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e criador do pensamento lógico.

   “Na filosofia aristotélica a política é um desdobramento natural da ética. Ambas, na verdade, compõem a unidade do que Aristóteles chamava de filosofia prática. Se a ética está preocupada com a felicidade individual do homem, a política se preocupa com a felicidade coletiva da pólis. Desse modo, é tarefa da política investigar e descobrir quais são as formas de governo e as instituições capazes de assegurar a felicidade coletiva. Trata-se, portanto, de investigar a constituição do Estado. Ele está entre os mais influentes filósofos gregos, junto com Sócrates e Platão, que transformaram a filosofia pré-socrática, construindo um dos principais fundamentos da filosofia ocidental. Aristóteles prestou contribuições fundantes em diversas áreas do conhecimento humano, destacando-se: ética, política, física, metafísica, lógica, psicologia, poesia, retórica, zoologia, biologia, história natural. “É considerado por muitos, o filósofo que mais influenciou o pensamento ocidental.” (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arist%C3%B3teles)

    Ainda se ouve muitas pessoas dizerem:

 - Eu sou 
apolítico.

 - Impossível!

   Alguém pode ser apartidário, ou seja, não ter filiação a nenhuma agremiação de cunho ideólogico (partido, etc...), mas, mesmo não participando, ativamente, de movimentos e/ou de decisões políticas, será sempre um “ser político”, pois está inserido – mesmo que não o perceba – num contexto de relações de poder (social, institucional, religioso...).

   Numa associação comunitária, por exemplo, deve se buscar políticas públicas para a comunidade onde a mesma está situada e para a qual foi criada. Sua ação é política, mas não deve ser partidária, pois, do contrário, estará ferindo a pluralidade de pensamentos das personagens daquele meio social.

  Assim, “ser político” é da natureza do ser humano que vive em sociedade. Quanto à política partidária, esta só terá avanços em qualidade quanto maior for a participação e fiscalização da população. Quanto mais o povo acompanhar as ações dos políticos que detêm mandatos, menor será a corrupção, menores serão os privilégios nas instâncias, maiores serão os compromissos desses mandatários com o bem-estar coletivo.
Aliás, a corrupção não é predicado exclusivo de Brasília. Brasília é aqui.
JUAREZ MACHADO DE FARIAS

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!