quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Por envenenamento, 20 morreram no Cancelão


Vinte animais foram mortos na 15 de Novembro 
A matança em série que já vitimou dezesseis  cães e quatro gatos em uma única rua no Bairro Cancelão, distante dez quilômetros da sede em Piratini, preocupa e indigna moradores da 15 de Novembro.
Segundo Fernanda Oliveira, residente à via e que teve seus cachorros de nome Ito e Pelé mortos, o envenenamento ocorre um pouco antes ou depois da meia noite anterior a  morte, os animais que consomem os alimentos, geralmente pedaços de carne que envolvem as substâncias mortais, como o pesticida Estricnina e o raticida chumbinho, não duram mais que cinco minutos, período onde até os mansos se tornam perigosos.
Ela, além da perda de seus bichos de estimação, teve seu filho de apenas quatro meses, em situação iminente de ser contaminado pelo veneno ao ser atacado por um dos moribundos.
- O cachorro envenenado, entrou sem eu perceber no quarto onde o guri dormia. Eles ficam inchados, raivosos e se botam na gente – contou a dona de casa sobre o quase ataque que poderia ter acabado muito mal.

Praticamente todos os moradores da rua já perderam cães ou gatos, em média, um por residência, nos últimos trinta dias. Bruna Lafuente também teve dois mortos. Duque e Tandara eram animais mansos e viviam circunscritos ao pátio da avó. Ela conta que uma vizinha foi a recordista da rua e teve os quatro felinos mortos até agora, e mais quatro cães.

Conforme a veterinária da Emater Piratini, Marina Sinott, tanto a venda do chumbinho como da Estricnina, são proibidas no comércio do ramo. Dependendo da dose, se o chumbinho for absorvido pelo ser humano através da mucosa ocular ou via oral, ocasiona contração   muscular generalizada.
Animais morrem rapidamente após ingestão
 A Veterinária comentou sobre um hábito que nesses casos pode agravar o problema envolvendo o raticida.
- As mãos que tiveram contato com o veneno devem ser lavadas sempre com água fria, se possível com bicabornato, e nunca com água quente, pois isso ocasiona a dilatação das células e permite a penetração mais fácil da substância – explica.
Em caso de ingestão, um médico deve ser procurado imediatamente.

Veterinária comentou sobre um hábito que nesses casos pode agravar o problema envolvendo o raticida. 


Conforme a veterinária da Emater Piratini, Marina Sinott, tanto a venda do chumbinho como da Estricnina, são proibidas no comércio especializado. Dependendo da dose, se o chumbinho for absorvido através da mucosa ocular ou via oral, ocasiona contração   muscular generalizada.
  


4 comentários:

  1. tem q pegar esse bandido e fazer a mesma coisa q coisa bem triste

    ResponderExcluir
  2. ESTE absurdo acontece em CANGUÇU tbm...não podemos permitir que ainda hj continuem usando essas práticas pré-históricas...
    POR FAVOR,vamos respeitar a VIDA e sua diversidade...NÃO SOMOS DONOS DO MUNDO!!!

    "A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem." - Arthur Schopenhauer.

    Eu jamais confiaria em alguém que não amasse os animais!!!!

    ResponderExcluir
  3. Fico indignada com esses casos, pois por um lado existem defensores dos animais, por outro existem pessoas maldosas e sem coração que são capazes de matar os pobres bichanos que não fazem mal a ninguém.

    ResponderExcluir
  4. que crueldade...esses monstros não tem o minimo de respeito com seres vivos,como podemos confiar nesse que se diz ser HOMEM!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!