terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sessão é marcada por presença pífia


Juarez foi o proponente da sessão
A ação do vereador Juarez Machado de Farias, PSB, proponente da sessão solene na casa legislativa nesta terça-feira para homenagear Zumbi dos Palmares, ícone nas lutas da negritude no Brasil, foi vista como nobre, mas a exemplo do que ocorreu no final de semana durante a programação comemorativa à Semana da Consciência Negra, não provocou o interesse da comunidade em se fazer presente.

Ao contrário do registrado na Sociedade 13 de Maio, desta vez alunos e dois professores da Escola Pedro Garcia, representaram a ausente comunidade escolar.

Mas na oportunidade onde se pretendia dar início ao debate para que o dia vinte de novembro passe a ser feriado municipal, surpreendente ou não, raríssima foram às presenças de membros de comunidades ou entidades da raça, evidenciando que para que estes e outros objetivos sejam alcançados, é primordial uma reorganização interna dos que lutam por mudanças.

Pouca presença, inclusive da negritude

Juarez focou sua rápida manifestação na liberdade obtida segundo sua opinião, de forma parcial pela raça no Brasil, usando como exemplo, a pouca valorização concedida aos Lanceiros Negros, heróis não reconhecidos na revolução de 35 e que foram traídos ao fim da guerra ao serem assassinados.
- Eles lutaram por uma liberdade que não lhes foi concedida e até hoje, na democracia,  vivemos a luta para que a liberdade efetivamente aconteça. A Semana da Consciência Negra é um evento consolidado em Piratini, então peço a vocês que destaquem em suas vidas as noções de igualdade perante a lei, pois a cor da pele não interessa, o que vale é o que toca o coração – falou o vereador, dirigindo-se a plateia estudantil.

Cadeiras vazias
Seis vereadores não compareceram 
O ponto negativo e diversas vezes observado por quem se manifestou, foi à ausência de sete, dos nove vereadores que compõem a legislatura 2009/2012. Além de Juarez Machado, somente o vereador Gilson Gomes, PP, presidente da casa, participou da solenidade. Toda bancada do PMDB, Cláudio Dias, Mauro Castro e Adão Silveira, não compareceu. Do PDT, somente Renan Cunha, que chegou posterior ao início da sessão e saiu antes de sua conclusão, estando ausentes Carlos Caetano e Isnaldo Rickes. Manoel Rodrigues é o outro parlamentar do PP que não foi visto.
Nenhuma justificativa para a não presença foi registrada.

3 comentários:

  1. uma vergonha isso depois que passa eleição o povo é esquecido!!

    politica= vergonha nacional essa é a triste realidade

    ResponderExcluir
  2. Caro Nael , o Vereador Manoel Rodrigues estava e ainda esta com problemas de saúde na família , o seu Caiser , pai do vereador esta hospitalizado , por isso a ausência do Vereador na Sessão.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Tanto os Profissionais de Educação como os alunos da E.E.E.F.Prof. José Pedro Garcia acreditam na força das etnias e na sua capacidade de construir uma sociedade justa, igualitária e desenvolvida para todos, então não tinha como se fazer ausente neste evento tão importante. Parabéns aos organizadores!
    Equipe Diretiva.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!