segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Nasce um novo projeto de proteção a cães e gatos


Segunda-feira- 05 de agosto de 2019
Voluntárias querem ampliar a rede de proteção aos animais
São Francisco de Assis é o protetor dos animais, assim, ele foi escolhido para batizar o novo projeto para este fim que vai funcionar paralelo a Ong Amigo do Bicho, oficialmente até então em Piratini, a única entidade destinada a ajudar na proteção  de cães e gatos,  o que agora também será feito pela massoterapeuta e  assessora  parlamentar Elenara Adamoli Cardoso, que é piratiniense, e pela porto-alegrense e administradora de empresas Nicole Carvalho, que há quatro anos mudou-se para a Capital Farroupilha.

Em comum entre elas, o amor pelos animais, já que Nicole divide seu tempo dedicado à profissão com o trabalho voluntário, o que faz  de forma isolada, mas que permite a castração e a proteção de pets que não tem um lar, o que também é a realidade de Elenara que divide o espaço onde mora com felinos.

“Gosto de animais desde criança, mas há três anos passei a me envolver de forma mais efetiva e tornei minha casa um lar temporário para gatos, já tendo doado mais de cinquenta”, revela.

Ela disse que, junto com a nova parceira, entendeu que em Piratini ainda há muito espaço para esse tipo de ação de proteção a pets, pois a Ong não dá conta da demanda, assim elas chegam para somar nessa missão que concorda, não é nada fácil.

“Há muito desconhecimento por parte das pessoas neste sentido. No caso de cães, muita gente não sabe que existe a lei estadual do Cão Comunitário, que entre outros pontos, lhes asseguram a proteção, proíbe o extermínio e torna viável a castração, processo que evita a proliferação, então é preciso que não somente que nós, mas também a prefeitura faça o dever de casa e tenha a boa vontade, pois há fatos que são ignorados”, destaca a voluntária.

Para tentar sensibilizar o Executivo, para que entre outros pontos promova as esterilizações que há algum tempo não mais ocorrem devido a não existência de uma sala adequada no atual canil, as idealizadoras do novo projeto tem como primeira ação uma reunião a ser realizada no dia 13 de agosto com o prefeito Vitor Ivan Gonçalves (PDT), e que terá a presença da ex deputada estadual Regina Becker, do PTB, uma defensora da causa animal e que atualmente é secretária do Trabalho e Assistência Social.

Para não só sustentar iniciativa, pois serão necessários recursos, mas ainda para que simpatizantes à causa ofertem os seus espaços disponíveis para abrigar animais enquanto estes não conseguem um lar, o Projeto São Francisco de Assis já está à busca de parceiros, o que é essencial, pois os pets que forem atendidos pela iniciativa não poderão ser levados para Canil Municipal dado às doenças e a falta de espaço.

“Esperamos que a comunidade abrace essa ideia, já que essa situação é um problema de saúde pública e que interessa a todos nós. Assim é necessário criar uma consciência e para isso, pretendemos promover palestras nas escolas e visitar o comércio para tentar a simpatia deles e assim conseguirmos, por exemplo, que estes  adotem maneiras de alimentar os cães comunitários”, encerra Elenara.


Nael Rosa- redator responsável
Wats: 53-984586380
Cel: 9-99502191

Email: naelrosa@nativafmpiratini.com


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!