segunda-feira, 22 de julho de 2013

Civil indicia padrasto por abuso sexual

O titular da DP de Piratini Edson Ramalho tornou público que a Polícia Civil indiciou o padrasto até então suspeito pelo crime de abuso sexual contra uma menina de nove anos, como autor do crime denunciado em abril pela própria vítima que relatou a molestação à irmã de 13 anos e que por sua vez contou ao avô responsável por fazer a denúncia.
A menor desde então se encontra sob a guarda do pai e não deve mais retornar para a mãe que na época defendeu o companheiro indiciado.
O inquérito, a exemplo do outro envolvendo uma menor de sete anos e publicado por nós na semana passada, foi remetido à justiça e o Ministério Público decide agora se oferece denúncia.
Ramalho salientou que em ambos os casos, a atuação da investigadora Suzana Braun, (foto) psicóloga e coordenadora do Despertamento Estadual de Criança e do Adolescente, DECA, foi decisivo para o apontamento do suspeito pela autoria.
- É uma das maiores autoridades no assunto no RS. Ela é muito respeitada – elogiou o delegado.
Suzana está há 27 anos na corporação e há 15 no DECA e em exclusiva ao Eu Falei, disse que os dois casos são muito similares e que no episódio ocorrido nos quilombolas com a menor de sete anos, a agilidade assim que o estupro foi detectado aumentam as chances de responsabilização do agressor.
- O caso foi entregue há uma equipe multidisciplinar com experiência neste tipo de ocorrência e os laudos decorrentes deste trabalho contribuíram de forma significativa para a responsabilidade do agressor – explicou à investigadora.

Para ela isso quebra paradigmas que afirmam ser a Polícia Civil é um órgão despreparado para agir com eficácia em crimes de abuso sexual, estupros e pedofilia.
- Somos tecnicamente preparados e bem conceituados não só no Estado, mas, também no país – avalia.
Mas como identificar crimes sexuais contra menores? Até que ponto devemos dar crédito a uma denúncia feita por nossos filhos, netos, sobrinhos enfim...?

Amanhã você confere aqui em Eu Falei uma segunda reportagem sobre o tema onde Suzana Braun orienta e indica tipos de comportamento na criança que podem indicar que ela está sendo abusada.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!