segunda-feira, 8 de julho de 2013

Vera Moreira é premiada em Santa Cruz

Segunda-feira, 08 de julho
Publicação causou orgulho no educandário municipal


Uma das turmas de 1ª série da Escola Municipal Vera Moreira foi destaque na edição de julho deste ano da Revista Pedagógica do Programa de patrocínio da Companhia Rio-grandense de Mineração, CRM, anúncio feito na semana passada em uma reunião acontecida no município de Santa Cruz do Sul.
A publicação reconhece enaltece as boas práticas docentes e integra um dos resultados finais do Programa A Reflexão docente para a ação, programa de ação continuada da Universidade de Santa Cruz do Sul, em parceria com a CRM.
Na revista, além de uma apresentação geral, uma seleção de boas ações desenvolvidas por professores de educandários situados em Minhas do Leão, Butiá, Arroio dos Ratos, Candiota, Pinheiro Machado e Piratini.
Ao dar conhecimento do fato aos pais e mestres da Vera Moreira, a diretora Vilma Antunes destacou a parceria que envolve grande parte da comunidade do Bairro Padre Reinaldo.
- Isso é o resultado de um trabalho conjunto. Muitos de vocês ajudaram a tornar realidade.


A primeira colocação foi conquistada pelo trabalho "Lixo: um problema de todos”, resultado final de uma ideia surgida quando um aluno após retirar a embalagem de uma bala jogou o papel pela janela da sala de aula. Nesse momento ele foi questionado pela professora Ilis Maneti, com relação aos motivos de sua atitude. A resposta foi preocupante, pois a criança argumentou que todo “mundo” fazia isso, colocava lixo em qualquer lugar.

A partir disso foi desenvolvido por Ilis o projeto que usou métodos dialéticos construtivos interacionista e a metodologia aplicada seguiu passos como a escolha de um fiscal da sala de aula e da patrulha ecológica, esta última agia durante o recreio. No caso da fiscalização da aula, a cada dia o responsável era renovado com o objetivo de cuidar se os colegas estavam cuidando das instalações e, se não estivessem, a professora recebia as informações para que todos juntos conscientizassem os colegas sobre seus atos.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!