segunda-feira, 22 de julho de 2013

Inverno ainda não aumentou internações

Secretário e diretor avaliam ocupação atípica dos leitos
Tanto o secretário municipal de saúde Diego Espindola quanto o diretor do Hospital Nossa Senhora da Conceição Laerto Farias, associam a atípica baixa taxa de ocupação hospitalar em Piratini nesta época do ano, à vacinação contra Gripe A, antecipada e com índices altos índices em todas as faixas etárias com relação a 2012.
- Acredito que a redução pode ser creditada aos bons índices de vacinação contra a H1N1. Foram cinco mil doses disponibilizadas e todas elas aplicadas. O reflexo é imediato – avalia o secretário que amplia:
 - Neste inicio de inverno também registramos uma redução no uso de Tamiflu, medicamento aplicado inclusive de forma preventiva contra o vírus da Gripe A -.
Com 92 leitos disponíveis, a estatística de anos anteriores mostra que o hospital de caridade já no inicio da estação fria costuma ter 85% dos leitos disponíveis nas três alas existentes ocupados, 50% destes com pacientes acometidos de doenças respiratórias.
Com a queda nas temperaturas, em 55 dos 92 leitos há internados, ou seja, mesmo o frio mantendo elevado o número de consultas no Pronto Atendimento, isso não se traduz em internações numerosas.
- Dos 100 atendimentos que faço por plantão no mínimo 50% são de problemas respiratórios diversos – debatia o carioca Gustavo Batista, médico plantonista, em conversa com Diego Espíndola (foto) no corredor do hospital esta manhã. Mas o caso mais grave se mantém elevado.

Laerto informou que esse número no mínimo dobra se contabilizados os plantões de todo quadro médico.
- Tem bastante diagnóstico de pneumonia, mas, há sim uma redução nas internações e observo que este ano menos crianças tem sido hospitalizadas –
 A observação do diretor é embasada na pouca ocupação da Pediatria que está com apenas dois dos oito leitos à disposição.
Neles, Berenice Nunes, do Assentamento Rubira, aguarda a recuperação da filha Dienifer de apenas três meses de vida e acometida de uma infeção respiratória detectados inicialmente pela mãe devido à falta de ar e febre alta.
Ao seu lado, Felipe Dilon Valdão da Silva, um ano e onze meses recebe a atenção da mãe Daiana que nos últimos três meses internou o filho duas vezes com bronquite asmático.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!