quarta-feira, 10 de julho de 2013

Sapadores pedem decreto na Câmara

Novamente o Comitê Local da Associação Nacional dos Sapadores-Bombeiros, ANSB, requisitou e obteve a concessão de espaço na tribuna durante a sessão de ontem na Câmara de Vereadores de Piratini.
À mesa diretora, líderes de bancadas e demais parlamentares, os formadores dos cursos já ministrados e a serem dados ao longo de 2013 para o processo de capacitação até a formação final do aprendizado, requisitaram que parta do legislativo um projeto que decrete a os Sapadores-Bombeiros serviço de utilidade pública no município. Isso daria o embasamento ao executivo para repassar verbas públicas municipais e firmar convênio com a associação, permitindo uma receita que ajudaria nas despesas mensais da corporação que irá se instalar no prédio já cedido e localizado na Rua 24 de maio.

A justificativa usada pelo Comitê para convencer os parlamentares foi um vídeo onde à família de Marí Tunes, aposentado recentemente ressuscitado por dois recrutas, agradece pela intervenção que reconhecidamente salvou a vida do idoso.

Os Sapadores também solicitaram ao presidente Manoel Rodrigues, PP, que deixe previsto no orçamento do ano que vem a destinação de parte das sobras do orçamento a qual a câmara tem direito a usufruir, para a aquisição de viaturas para a corporação, a exemplo do que fez recentemente o legislativo de Canguçu que direcionou um significativo valor ao hospital local para salvar a instituição.

O projeto de utilidade pública a bancada do PMDB assegurou que será a madrinha e este deve ser apresentado nas próximas sessões. Já quanto aos recursos, Manoel Rodrigues informou que não será possível uma vez que a casa na verdade, não gerencia seu orçamento e sim, apenas o usa para pagar servidores, funcionários e para o sustento da instituição.
Isso ocorre porque o legislativo piratiniense é um dos cinco do Brasil que não obedece ao princípio da independência dos poderes e ainda utiliza o cadastro jurídico da Prefeitura, CNPJ, o que impede ações com relação ao orçamento.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!