quinta-feira, 25 de julho de 2013

Policial orienta sobre como detectar abusos

A investigadora e psicóloga do Departamento do Estadual da Criança e do Adolescente, DECA, Suzana Braun que recentemente ajudou a DP de Piratini a indiciar dois homens em casos diferentes por estupro e abuso sexual respectivamente, conversou com a reportagem do Eu Falei sobre o comportamento, as sequelas e os sintomas que ajudam os pais ou responsáveis a detectar que seu filho pode estar sendo vítima de abuso sexual.
Há 15 anos está à frente do DECA, disse que nos últimos anos somente no RS oito casos de possíveis abusos e estupros confirmado foram registrados por dia e que o estado teve sete mil denúncias envolvendo crianças e adolescentes no crime que mais deixa sequelas nas vítimas.
- Em crianças todo tipo de violência é irreversível, mas, a sexual infantil causa uma dor invisível e quase imperceptível ao olho clínico, pois te rouba à infância e além do abuso, há a violação dos teus direitos humanos quando alguém te toca sem tua permissão – explica a psicóloga.

Braun alertou para um atendimento rápido em casos como estes com o objetivo de resguardar os menores abusados, o que colabora para que não fiquem tão vulneráveis e se tornem prováveis abusadores no futuro.

Medidas- Para ela, uma das formas não só  de reduzir através da informação, mas, também orientar os pais para deixem esta cultura de que jamais um pai ou um tio, por exemplo, poderá ser o abusador, também passa pela escola.
- Em cerca de 90% dos casos o abusador está na família. Isso ajudaria acabar com esse mito, essa dificuldade que os pais têm e que permite a continuação dos abusos. Além é claro de políticas públicas voltadas para o tema, a participação da escola que deveria inserir o assunto no plano escolar ocasionando assim a discussão – sugere.
- Pais, tios, irmãos e também as mães abusam de seus filhos. Podemos dizer que ninguém está a salvo – completa.

Sinais- Quanto aos sinais que podem significar que a criança está sendo vítima de abuso, a psicóloga do DECA alerta que raramente uma criança mente então, é importante primeiro ouvi-la e investigar os relatos através dos mecanismos existentes.
- Meninas e meninos que aparecem com um celular caro, um par de botas que os pais que vivem com dificuldades não tem condições de pagar, é porque tem alguma coisa errada, podendo estarem sendo abusadas ou na prostituição infantil – alerta.

Crianças de pais separados que não querem ir para a casa deles no fim de semana, que reagem a uma cena amorosa picante na tv ou ainda que fazem relatos informando que o pai ou o tio, o padrinho emfim,  tocou nelas desta ou daquela forma, são outros sinais. 
 -Elas revelam através do corpo, com sintomas, ou comportamento que algo está errado – orienta Suzana Braun.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!