segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Pintor doa obra de arte ao Museu Histórico

Segunda-Feira- 09 de dezembro
A área externa do Museu Histórico Farroupilha recebeu o coquetel que recepcionou criadores e convidados para o Remate + q ½ na sexta-feira dia 06, e, as boas vindas ao longo de todo acesso foram dadas com as obra do artista plástico argentino José Acunha, que expôs quinze de seus quadros no evento sendo ele também autor e doador da tela Sentinelas(foto ao lado) com dois metros e vinte centímetros de altura por um metro e vinte de largura e que agora faz parte do acervo do museu.
Aos 34 anos, o pintor nascido na cidade de Corrientes e atualmente residindo em Porto Alegre, disse que pintou o quadro doado em 2009, e que este foi inspirado na amizade entre o ser humano e os animais quando na lida de campo.
- Ele, o quadro, é a interação e a parceria entre o homem na tela representado pelo lanceiro farrapo, o cavalo e o cachorro. Observando-a é possível ver que os três miram o horizonte para ver se há uma aproximação do inimigo – detalha o artista que extrai do campo sua principal fonte de criação.
- Os costumes na argentina são similares aos cultivados pelo gaúcho. A paixão pelo cavalo, um animal importante para a história do homem, e também pelo gado é grande e, isto é visível nas estâncias do Rio Grande do Sul, mas também Argentina e ainda no Uruguai -

Enquanto os presentes circulavam pelo coquetel, Acunha pintava sua última criação tendo ao fundo o Ministério da Guerra.
Sem batismo e, segundo ele a dois meses de ser concluído, o quadro retrata a Guerra dos Farrapos. Ele fala sobre a obra:
- Na cena tenho os cavaleiros farrapos e, para este me inspirei Na Casa das Sete Mulheres, trabalho dirigido pelo meu amigo e diretor da Rede Globo Jaime Monjardim, que assim como eu tem uma paixão pelo Rio Grande –
Assista a entrevista completa no vídeo abaixo.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!