segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Afogamento: Laudo atesta morte por asfixia

Segunda-feira- 30 de dezembro
Balneário é o local preferido pelos banhistas durante o verão
Sob grande comoção de familiares e amigos ocorreu em uma das capelas municipais de Piratini os atos fúnebres de Aldoir Balbino Lafuente, 50 anos, vítima de afogamento no Balneário Municipal Carlos Carvalho na tarde do domingo, 30 de dezembro.
Aldoir é a primeira vítima de afogamento em Piratini na temporada de verão e sua morte ocorreu sob circunstâncias curiosas uma vez que o local onde o corpo imergiu raso e frequentado inclusive por crianças e adolescentes.

Era pra ser somente uma tarde de lazer onde amigos e familiares se reuniram para almoçaram juntos à beira d’água, programa preferido por dezenas de outras famílias devido ao forte calor que ultrapassou 30 graus.

Junto a dois amigos e a um sobrinho, Aldoir teria retornado à água após comer uma quantia significativa.
O mergulho fatal não foi visto pelos companheiros e, o seu não retorno à superfície foi notado por uma senhora que estava sentada próximo ao local. Ela teria avisado:

- Olha o senhor amigo de vocês entrou na água e sumiu faz uns três minutos -
Imediatamente o sobrinho da vítima mergulhou e ajudado por um popular resgataram o corpo que já apresentava sinais de afogamento. A reanimação foi tentada através de massagem cárdio- pulmonar que se mostrou ineficaz e, logo a seguir, Aldoir foi encaminhado ao Pronto Atendimento do Hospital Nossa Senhora da Conceição aonde já chegou sem vida.

O laudo do Instituto Médico Legal de Pelotas atestou Asfixia Mecânica, ou afogamento como causa morte.
A questão da morte por cogestão alimentar, ou seja, o choque do corpo com a água logo após alimentar-se é polêmica. Sabe- no entanto que o que mata é o afogamento devido à pessoa ter desmaiado logo após entrar ou já estar a algum tempo imergido.

Mas existem médicos que defendem que o choque do estômago cheio em demasia contra a água ocasiona o desmaio e consequentemente o afogamento.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!