segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Médico cubano chega e atuará no Cancelão

Segunda-Feira- 16 de dezembro
Piratini já possui um profissional habilitado pelo Programa Mais Médicos do governo federal para compor o quadro de profissionais de saúde existentes no município.
Àlvaro Gomez, 35 anos, percorreu na manhã desta segunda-feira, 16, as instalações onde vai atuar por 40 horas mensais como médico, o Bairro Cancelão, e também teve contato com o secretário Diego Espíndola e sua equipe lotada as Secretaria Municipal de Saúde.
Ele é casado, pai de uma filha e natural de Santiago, cidade de Cuba com cerca de um milhão de Habitantes.
No hotel onde está hospedado Gomez  recebeu a reportagem onde foi logo esclarecendo que o curso de português ministrado a eles durante a reciclagem foi suficiente apenas para entender a língua, mas que ainda há dificuldades com o idioma no momento de expressar-se.
Segundo ele a diferença entre o Brasil e seu país, uma vez que ambos garantem saúde com direito básico à população, é que o governo de Cuba executa esse direito, já aqui, em sua concepção, falta entre outros aspectos recursos humanos para ampliar o atendimento.

- Quando fomos convocados pelo Ministério da Saúde de Cuba explicaram para nós que o Programa Mais Médicos é para ajudar os mais necessitados. Participar ou não é opcional, mas eu quis vir, pois, este país, mesmo rico e grande, ainda possui índices de mortalidade infantil ou por doenças já erradicadas como a Tuberculose e a Hanseníase, altos demais e incompatíveis com o que poderia ser – opina o médico.

Em seu currículo, cursos de conhecimentos básicos em outras áreas como a oftalmologia, pediatria e obstetrícia, o que segundo ele soma para ampliar a qualidade da saúde ofertada aos mais necessitados.

Ao avaliar a estrutura encontrada, ele a elogiou dizendo que percebeu a união da equipe que classificou como boa, e que há a intenção pessoal e política para corresponder às expectativas da população com relação ao programa.
- Estou surpreso. Vocês estão muito bem organizados sabendo onde querem ir e como chegar onde esperam- finaliza.
O contrato de todos os médicos vindos de Cuba é por três anos.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!