terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Pronatec encaminha formação de mais 18

Terça-feira- 03 de dezembro        
Curso prepara eletricistas, pedreiros e azulejistas para o mercado
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, PRONATEC,  está prestes a concluir a formação de 18 alunos no curso de eletricista predial numa parceria com a Prefeitura de Piratini através do Centro de Referência da Assistência  Social, CRAS, ligado à Secretaria de Cidadania e Assistência Social que seleciona os candidatos para o aprendizado.

Os ensinamentos concedidos por instrutores do SENAI e do SENAC focam pessoas de baixa renda e que estão fora do mercado produtivo, ou ainda sem capacitação. Para isso todas, como pré- requisito, precisam estar  inscritas no Cadastro Único, o que permite desta forma que também dependentes de benefícios do governo como a Bolsa Família tenham uma profissão e assim se tornem financeiramente independentes independentes ao se inserirem de forma qualificada no mercado de trabalho.

O curso de eletricista é ministrado nas dependências do próprio CRAS, localizado no Padre Reinaldo, bairro da periferia e de muitas carências sócio- econômicas, mas também alvo de inúmeras ações da administração pública para reduzir as deficiências existentes.

Com 200 horas/aulas, mesma carga horária dos anteriores, pedreiro e azulejista que também beneficiaram os moradores, alguns deles remanescentes, a formação que se aproxima do final ensina a construir redes elétricas internas capacitando os aprendizes para o mercado da construção civil e que cresce a cada ano devido inclusive aos programas do governo federal que focam a habitação.

Além da gratuidade para a formação em todas as áreas citadas, os alunos também ganham vale- alimentação e ajuda para o transporte.
Segundo a secretária de cidadania e assistência social, Paula Almeida, a prefeitura já garantiu novas parcerias para 2014, o que permitirá a diversificação e um aumento no número de cursos ofertados à população carente.


- Queremos expandir a abrangência da oferta de cursos de qualificação social e profissional dos beneficiários de programas federais de transferência de renda, levando em conta as variadas demandas por mão de obra qualificada nas localidades e o perfil dos beneficiários das transferências de renda – resumi Paula.



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!