domingo, 8 de dezembro de 2013

Procissão e missa marcam fim das celebrações

Domingo- 08 de dezembro
Imagem esculpida em madeira foi venerada pelos fiéis 
Uma procissão que teve inicio na Associação Rural de Piratini de onde partiram dezenas de cavalarianos conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Conceição, esculpida em madeira para logo a seguir encontrar os fiéis na Praça Inácia Machado da Silveira, marcou o final de dez dias de atividades promovidas pela igreja e que celebraram a padroeira de Piratini.

Após a romaria pelas avenidas principais, à chegada ao altar improvisado pela paróquia na praça também batizada pela comunidade em homenagem à santa e onde a missa final foi rezada ao ar livre pelo padre Darvan tendo como convidado o padre Silfredo Hansen.

Aos pés de Nossa Senhora muitas flores depositadas pelos católicos que rapidamente rezavam ou simplesmente pediam proteção como fez o  cavalariano Dener Espíndola, 35 anos, ( foto abaixo), após sacar a cobertura que integra a indumentária gaúcha e o protegia do sol forte da manhã de domingo para pedir a benção da padroeira de Piratini, inclusive para as longas cavalgadas que fazem parte de seu calendário de idas e vindas ao lombo do cavalo já tendo ultrapassado a marca de vinte mil quilômetros.


- A comunidade precisa dessa benção e, quem vive na estrada a cavalo deve agradecer a Deus e a nossa padroeira todos os dias quando acordamos pela graça de estarmos vivos. Hoje estamos em festa exatamente no ponto onde Piratini nasceu – disse o gaúcho referindo-se à construção da capela no século XVIII que mais tarde se tornou igreja.
Um dos momentos mais tocantes da celebração foi a participação da menina Mailara de Ávila Ulguim, 08 anos, que desinibida e mostrando um talento precoce citou o poema escrito pela professora Nara Terezinha e, em prosa e verso homenageou a santa símbolo da capital farroupilha. 






0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!