terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Editorial: O Valor de um CAVALO CRIOULO

Terça-feira- 03 de dezembro            

O Agronegócio brasileiro vive um momento de euforia, onde as expectativas com algumas atividades chegam à atingir patamares em que são incomparáveis com outras do mesmo segmento ( da “AGROPECUÁRIA”).
Neste caso, podemos citar o cultivo da soja, o preço do terneiro, mesmo que irregular, satisfaz o criador, entre outras, permitem com que a taxa de retorno do investimento seja muita atrativa, contribuindo também para melhorar os dados da economia brasileira, considerando que nossa balança comercial está diretamente dependente do AGRONEGÓCIO.
No ano de 2013, tivemos um incremento de aproximadamente 40%  nas negociações da Expointer, fato muito relevante e significativo.

Pois bem, temos informações, números, e as atividades do Agronegócio nos atraem, nos motivam, tudo racionalmente, e ainda não falamos na nossa emoção, onde carregamos toda carga cultural de nossas famílias, de nossa cidade ou do meio em que vivemos.
Quando me perguntam qual o “valor de um Cavalo”, geralmente respondo que não há! Parece uma contradição, embora não seja, mas passa ser entendida como tal, quando temos a razão e a emoção juntas, num único sentido, de fato não podemos mensurar valores.

O Cavalo, especialmente o Cavalo Crioulo, que me refiro, é um animal dotado de beleza, rusticidade e principalmente de docilidade. Considerado oficialmente um símbolo do Estado do Rio Grande do Sul.

Este mesmo animal, com estas características, é nossa ferramenta fundamental na lida do campo, sem ele, nada podemos fazer; é quem nos carrega para uma passeio, cavalgadas, permite-nos praticar esportes, participar de Rodeios, que é uma festa tradicional dos Gaúchos, e muitas vezes, quem ensina nossos filhos à montar da mesma maneira que aprendemos, no lombo de um animal especialmente escolhido para nós!

Ainda que possa servir além do citado acima, nessa ampla trajetória que tem um Cavalo, nos permite reproduzir um potranco, que será seu sucessor (seja macho ou fêmea). Este nascerá em nossos campos, carregara a nossa marca e tem na sua genética tudo aquilo que seus progenitores já nos deram de alegria e de prazer.

Enfim, a emoção somente poderá ser aflorada quando temos esse projeto de vida, iniciar uma criação, usufruir dos animais e produzir novas gerações.
Bom, falávamos em números, razão que nos leva à investir, mas a emoção motiva e traz o maior valor de todos, a SATISFAÇÃO E ALEGRIA!

Pela razão, o Cavalo Crioulo tem crescido em torno de 70% ano, seja na expansão da raça, seja em valor agregado. O número de profissionais envolvidos no Brasil ultrapassa 300.000 pessoas, ou seja, muito considerável.
Portanto, nessa mistura de razão e emoção, eu fico sem a resposta:
 QUAL O VALOR DE UM CAVALO CRIOULO?

MARCA REMATES LTDA
 Empresa responsável pelo Evento “Potros da Capital” 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!