segunda-feira, 16 de julho de 2012

Caso de Psoríase causado por estresse é tratado em Piratini


Foto de lesão real retirada da internet
 Uma doença incurável, causada principalmente por estresse elevado, mas assim como o diabetes com o devido tratamento permite que os acometidos por ela tenham uma vida normal. Assim pode ser analisada e definida a Psoríase Vulgar, um dos mais comuns e que atinge a pele de homens e mulheres desfigurando inclusive pés e mãos.
Exaltino Nunes tem 56 anos e há 40 luta com este tipo de psoríase e, depois de vários tratamento  alguns deles sem sucesso,ele que é de Santana da Boa Vista encontrou no atendimento dermatológico disponibilizado em Piratini no hospital local para toda região, a esperança de ter os efeitos causados pela doença reduzidos.
Examinado pelo dermatologista, Gustavo Batista, ele autorizou que fizéssemos fotos das lesões em seu corpo no estágio mais avançado da doença que entre idas e voltas já está há 40 anos em seu corpo, deixando costas, peito, abdomem e até mesmo o pescoço com um aspecto assustador.
Paciente atendido em Piratini
Dr. Gustavo explica que essa doença é crônica, não tem cura, é autoimune e este tipo tem seus picos fazendo com que as lesões resurjam, mas com o tratamento adequado é possível ter uma vida normal.
- Ela pode ser de origem genética, durante seu ciclo aparece e desaparece e entre as características comuns está a coceira, a descamação e o prurido. Falando a grosso é como se a pessoa tivesse uma gripe na pele. No caso deste paciente ele já se tratou com vários médicos, uns acertaram outros não, mas com a evolução dos últimos medicamentos a melhora é muito grande - assegura o dermatologista.
A reportagem conversou com outra pessoa, essa do sexo feminino, que convive com a presença da doença que garantiu: ela ataca até as cutículas.
- Agora estou com lesões somente no couro cabeludo, mas ela dá em  todo o corpo, inclusive planta dos pés, palma das mãos e joelhos. A causa em mim foi o sistema nervoso e quando deu forte vertia sangue de tanto eu coçar- relembra.
Foto ilustrativa mas real
Segundo o médico, faz parte segundo de um tratamento eficaz as tão polêmicas câmaras de bronzeamento artificial.
- O tratamento nessas câmaras é indicado pelos dermatologistas, mas como se torna caro a maioria não tem condição financeira para as sessões – amplia Gustavo.
Mas ele também lembra que em estágios avançados o paciente sem condições de custear seu tratamento pode recorrer à justiça para que o Estado pague por este, o que tem ocorrido e é comum em muitos casos e não só da Psoríase.

1 comentários:

  1. Nael, sempre tu... um cara que está sempre bem informado ou no caminho da informação.
    Estou certo de que a maioria das pessoas sequer leu sobre, pois realmente é assustador!
    Sou acometido de Psoríase, também desde os meus 16anos, como já estou com 46anos, convivo com este mal há 30anos, tendo feito vários tipos de tratamentos e realmente, não há cura, mas se pode controlar.
    Cabe salientar e que não está bem clar em tuas informações, apesar de tu ter colocado que autoimune, mas nem todo mundo sabe o que é... e sim que NÃO É CONTAGIOSA. Pois a maioria das pessoas que não tem conhecimento, se assustam com o aspecto das lesões e se afastam, até mesmo para conversar.
    Bom, de qualquer forma, tu é o cara e mais uma vez, para mim, mostras a que veio.
    Forte Abç, sucesso sempre!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!