domingo, 29 de julho de 2012

Procissão de São Cristovan reúne centenas em Piratini


P.e Darvan abençoou os motoristas



A benção sagrada para quem vai ao volante


A tradicional alvorada festiva, um buzinaço organizado  principalmente por caminhoneiros e que  acorda a população de Piratini antes do amanhecer, é o primeiro evento que anuncia anualmente a  Procissão de São Cristovan, padroeiro dos motoristas, data comemorada dia 25 de julho e em 2012 lembrada  no calendário na última quarta-feira., como já reclamavam os participantes ano passado, o buzinaço que partiu do trevo de acesso a RS 702, novamente se mostrou singelo ao ser integrado apenas por alguns poucos caminhões, o que deixou os carreteiros um tanto aborrecidos.

Pároco saudou centenas de condutores
Mas por volta das 08h30min min., a quilométrica fila começou a ser formada  e dela fizeram parte ônibus, caminhões, carros e motos, que foram responsáveis por manter a homagem ao santo católico viva e numerosa.Antes da partida comanda pelo padre Darvan, guardião da imagem do padroeiro postada em um caminhão o bom papo e o chimarrão foram presença confirmada na manhã ensolarada do domingo.

O desfile seguiu pelas Avenidas Gomes Jardim e Mauricio Cardoso e no acesso a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, a tradicional benção dada pelo sacerdote aos veículos e seus condutores finalizou o ato.


O P.e Darvan falou da importância do festejo para os motoristas, católicos e para a paróquia. - Deus está presente  em toda a nossa vida, em tudo que a gente faz, inclusive nos meios de transporte que movimentam o mundo ele tá presente.  São Cristovan como aquele que carregou o menino Jesus no colo ajudando o próximo, pra nós é um sinal que Deus está conosco e que Cristo ajuda todos aqueles que estão viajando em transporte ou deslocamento, então a igreja neste momento abençoa aos motoristas - resumiu o pároco.

 Como ocorrem anualmente, as celebrações foram finalizadas com grandioso almoço no Ginásio Municipal no Centro de Eventos onde cada participante pagou R$ 15.00 para ter acesso ao cardápio composto por arroz, feijoada, salada e churrasco à vontade.
A renda será revertida para a igreja.




Acompanhe aqui no Eu Falei, alguns cliques da procissão e do almoço.
































































0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!