domingo, 15 de julho de 2012

Médico diz que câncer de pele tem altos índices na região




O início do atendimento de referencia em dermatologia que trouxe para Piratini pacientes de 22 cidades da zona sul oportunizou um diagnóstico  detalhado sobre a saúde da pele de quem é atendido no Hospital Conceição.
Em entrevista ao Blog Eu Falei, o carioca Gustavo Batista, 36 anos formado pela UNIG, Universidade Nova Iguaçu RJ, fez uma análise das duas primeiras semanas em que a fila da demanda reprimida que mantém  algo em torno de mil pessoas na espera por uma consulta.
Gustavo disse que o diagnóstico campeão detectado no consultório é o câncer de pele.
- Eu realizo de duas a três cirurgias de câncer de pele por semana em Pelotas e Canguçu onde também atendo. Aqui não será diferente. Nessas duas semanas de atendimento, de cada cem pacientes que consultam a metade apresentam este tipo de lesão – quantifica o doutor.
Para Batista, boa parte da explicação está na descendência européia dos atingidos já que muitos dos municípios colonizados foram colonizados por pessoas de origem alemã, portanto de pele muito clara e também pela falta de manter entre os hábitos a proteção solar com bloqueadores ou filtros.
A boa notícia segundo o médico carioca, é que essas lesões são do tipo carcinoma e não melanoma, (tipo maligno de cancer)portanto reversíveis ou passíveis de serem tratadas em ambulatório.
- Vamos realizar já a partir do mês que vem algo em torno de 120 a 150 cirurgias por mês  aqui no hospital. Vejo 100% de sucesso na reversão dessas lesões com procedimentos rápidos por serem na sua maioria ambulatoriais, com anestesia local e não geral, o que interfere no tempo e satisfação do paciente – explica.
Na opinião de  Batista,  o início do atendimento dermatológico do Conceição é importante porque vai desafogar a fila hoje com três mil pacientes aguardando por uma consulta e isso será bom para o instituição, para o município e principalmente para os necesitados.






0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!