sábado, 28 de julho de 2012

Impotência e abandono: produtor reclama do P. da Libãnia


- Na Libania só somos visitados pelos vereadores de Piratini quando ele vem pedir voto – disse, reclamando o descaso que ampliou afirmando que a recente troca de secretários no comando da pasta de Infraestrutura e Logística ( saiu Fábio Fetter e entrou Alex Matos), não teve nenhum efeito para a localidade.



Fendas duplas quase impedem a passagem

Sete mil quilômetros. Esta é a extensão das estradas que permite o ir e vir de carros,  carroças motos, charretes e outros meios de locomoção para quem reside na zona rural de Piratini. Os milhares de quilômetros são motivo de dor de cabeça constante para as administrações municipais que com maquinário insuficiente diante da demanda, não conseguem manter uma manutenção permanente em todas as importantes vias usadas, inclusive para escoar o que é produzido no campo. Mas há também casos absurdos e incompreensíveis que remetem ao descaso.

O produtor rural, Sérgio Danilo Peçanha Moraes, afirma ser vítima constante desta situação.
Sérgio é morador do segundo, o mais populoso e extenso distrito de Piratini e garante que nos últimos vinte anos avistar  máquinas da prefeitura no Passo da Libãnia é como oásis em deserto: algo raro.


- Moro aqui com meus dois filhos e há muito tempo é assim. Patrola eu vi só uma vez. Os caras (transportadores de cargas) quando sabem que é aqui que precisam vir desistem por causa da estrada – relata o produtor, que através de um amigo e vizinho acionou o Eu Falei, na esperança que o registro na imprensa mude a realidade.

Passo da Libãnia faz divisa com P.Machado
- Uma vez os guris ficaram sem aulas. Os motoristas se recusaram a passar já que a estrada tava intransitável. Aí, eles (Prefeitura), vieram ,deram uma "lambida” como se diz, tapando só os buracos maiores e não fizeram mais nada depois disso – acusa.

As fotos enviadas ao Blog são realmente de tirar a paciência de qualquer um que necessite trafegar nos locais mostrados nelas. Na proporção terra, buraco, pedra, a terra fica com o menor índice como é possível perceber.

Muita pedra, buracos e extensas fendas, às vezes duplas e no centro das passagens são a certeza de carro no máximo em segunda marcha, deterioração do sistema de suspensão e gasto excessivo de pneus e combustíveis.

Sérgio reclama e generaliza a falta de apoio quando requisitado aos administradores e legisladores de Piratini e, relembra que a pouca ajuda que teve veio de onde não se esperava.

Estrada estaria neste estado há dois anos
­- Só tivemos a ajuda de um vereador de Pinheiro Machado, (cidade vizinha e que faz divisa com Piratini), que uma vez, quando pararam as aulas veio aqui. Foi aí então que taparam os buracos maiores e o transporte escolar conseguiu passar de novo. Na Libania só somos visitados pelos vereadores de Piratini quando ele vem pedir voto – disse, reclamando o descaso que ampliou afirmando que a recente troca de secretários no comando da pasta de Infraestrutura e Logística ( saiu Fábio Fetter e entrou Alex Matos), não teve nenhum efeito para a localidade. Segundo ele, as estradas estão na situação precária mostrada nas fotos há dois anos e a preocupação com a chegada do inverno e, consequentemente do período das chuvas só aumenta e deve se agravar a situação. Ele desafia:

A solução do problema para nós, seria eles virem dar uma olhada e botar o carro deles aqui pra verem o que a gente tá passando. No momento que fizessem isso iam ver o que a gente passa. Eu liquidei três vezes meu carro só este ano e recém chegamos à metade dele – finaliza.


O Blog Eu Falei fez contato com o ex-secretário, Fábio Fetter, que disse conhecer e acreditar na situação apontada pelo produtor.  Fetter informou que quando deixou a secretaria em  maio deste ano, as máquinas estavam prontas para rumarem para o Passo da Libãnia .

Tentamos contato com o atual gestor da pasta, Alex Matos, por telefone, mas este deu como desligado. Retornaremos a tentativa à noite.

Obs: este trabalho teve a colaboração do leitor Rogério Lucas

1 comentários:

  1. meu amigo sergio a situaçao e precaria en todo os distritos estradas so se ve en epocas de eleiçoes ainda queren si re elejer si nesses 12anos nao fiseram tu achas que merécem mais umavez porisso que temos que mudar porque reeleiçao so e bom pro prefeito si nao fiseran nao vao faser mais e nos agricultores eque levemos apior por que estamos a sim sem estradas

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!