terça-feira, 10 de julho de 2012

No Botekos Bar, raça negra está em evidência


Mateus, Letícia e Washington entre Willian e Cibele Westermann
A empresária Cibele Westermann, que em outubro completa três anos na direção do Botekos, bar mais badalado e frequentado de Piratini, está na contramão do que é quase uma regra no comércio local: a não contratação de negros em percentuais no mínimo próximos ao de pessoas brancas.
Dos seis funcionários que compõem o quadro de sua empresa, cinco são da raça negra, o que nas lojas, independente de seu segmento, é algo quase raro de se encontrar, não sendo isso uma exclusividade da cidade histórica, mas uma tendência nacional responsável por reduzir drasticamente a contratação de afro descendentes para lidar com o público.
Hoje, circulando entre as mesas e equilibrando bandejas, Mateus Alves Farias, Washington Farias e Letícia Prestes, são os garçons e garçonete que com talento para o oficio e a beleza e simpatia peculiares da raça, atendem a clientela que no Botekos se reúne para aquele papo entre amigos, assistir ao futebol ou para eventos comemorativos empresariais.
Mas a proprietária garante que ter um quadro onde os negros predominam não é uma questão de preferência por esta ou aquela raça e sim, por capacidade.
- Através das redes sociais eu abri as vagas, pessoas de todas as cores se apresentaram, realizaram a entrevista e, coincidentemente os que mais preencheram os requisitos exigidos eram negros – explica a empresária.
Ela disse não abrir mão de pessoas que tenham desenvoltura, disponibilidade para trabalhar aos fins de semana e feriados, discernimento, bom humor e destreza e , seus funcionários atendem a tudo isso e por estes motivos foram os escolhidos.
- Eu sou totalmente contra essa divisão negativa, isso não faz parte dos meus conceitos, assegura Cibele, ao ser questionada sobre a limitação imposta aos negros por sua cor na disputa das vagas.
E as mãos talentosas que garantem o sabor  que conquistou a cidade também são de cozinheiras raça negra.
Tudo que Mateus, Letícia e Washington servem ou o que a clientela requisita pela tele- entrega, é preparado por Ana Toledo e Karina Valente, e o tempero delas rendeu ao Botekos Bar o prêmio destaque do ano 2011 em gastronomia, concedido pelo Rotary Clube.
O Botekos Bar está localizado na Avenida Maurício Cardoso  217, fone: 3257-2554.

2 comentários:

  1. com certeza o melhor tempero mesmo! a pizza de strogonoff, no meu ver sem duvida é imbativel... oque é aquele strogonoff? hummm delicia. lugar aconchegante, muito higienico, de bom atendimento. ( qro deixar minha opniao aq: gosto dec lugar, pq c vc chegar no salto td na estica... vc é bm atendido, c vc for d tenis, roupa do dia a dia, do trabalho, vc é bm atendido. afinal td mundo paga a conta com o msm dinheiro) Parabens a toda equipe do botek's bar

    ResponderExcluir
  2. È triste que, ainda, se precise fazer reportagens sobre esse assunto. Nosso país, infelizmente, é muito racista. As pesoas esquecem a grande contribuição da raça negra á nossa cultura. O Brasil jamais seria o que é se não fosse a grande contribuição raça negra. Parabéns a administração dessa empresa e que outros empresários sigam o exemplo para que no futuro isso seja regra e não exceção.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!