sexta-feira, 27 de julho de 2012

Mais 500 doses contra a gripe H1N1 para Piratini


Posto Central será o único ponto de vacinação
A Secretaria de Saúde de Piratini, informou ontem, através do secretário, Diego Espindola, que recebeu do Governo do Estado mais 500 doses da vacina contra a gripe H1N1.

O novo estoque será disponibilizado para a população local já na próxima segunda-feira, a partir dás 08 hs, até as 16h30 min,horário de funcionamento dos Posto  de Saúde Central e, neste único dia  apenas contemplará pessoas que integram o grupo de risco formado por  crianças, a partir de  seis meses a um ano, onze meses e vinte nove dias, gestantes, profissionais de saúde e idosos a partir de sessenta anos. Também terão direito a receber a imunização os portadores de doenças crônicas, mas desde que tenham prescrição médica para a aplicação da vacina que protege contra as gripes: Influenza, H1N1 e Sazonal. Entre eles, os crônicos, os cardiopatas- diabéticos, hipertensos, portadores de bronquite, pacientes de hemodiálise, radioterapia e quimioterapia.
Mas o secretário alerta.

- É o último prazo que vamos dar para aqueles que se enquadram  neste grupo e que  não se vacinaram. Já adiamos várias vezes esperando e agora será a data final – avisa Espindola.

Na terça-feira, a secretaria pretende utilizar o que sobrar dessas quinhentas doses para vacinar a população em geral, ou seja, poderão receber a dose toda e qualquer pessoa independente da idade, mas aí há outro ponto importante a ser observado e que foi frisado por Diego.
- Iremos imunizar de forma geral somente enquanto durarem as doses que sobraram, o que acredito deve permitir aplicar em no mínimo 300 e no máximo 350 pessoas. Para isto vamos organizar uma fila e distribuir senhas e assim que atingir o número de doses ainda disponíveis vamos encerrar – alerta.

Conforme o boletim divulgado na quinta-feira pelo site da Secretaria Estadual da Saúde, o Rio Grande do Sul registra 340 casos de gripe A, com 47 mortes. É um óbito a mais do que o registrado nos últimos dados, divulgados no dia 23 de julho, que mostravam 316 casos com 46 mortes. A coordenadoria de saúde sediada em pelotas confirmou o primeiro caso da doença na metade sul. Trata-se de um bebe de apenas três meses que estava internado no hospital local e que faleceu dia 22 de junho, mas que teve o material coletado para exame. O resultado foi positivo para H1N1.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!