sábado, 20 de abril de 2013

BM e Bombeiros : mais 153 novos nas ruas

Roberto Arruée Witter

Unidades da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros da região ganham um reforço de 153 novos soldados a partir deste sábado. Formados em três turmas dividas entre os municípios de Pelotas e Rio Grande, eles integram o efetivo de 2.447 novos policiais que estarão nas ruas gaúchas até o final deste mês.
A solenidade de formatura ocorreu na tarde desta sexta-feira, na sede do 4º Batalhão de Polícia Militar, em Pelotas. Dos militares formados na região, 92 soldados irão atuar no patrulhamento ostensivo, prevenindo e combatendo crimes. Outros 61 servirão em quartéis do corpo de bombeiros.

“Foi importante ver a emoção nos olhos e no rosto deste grupo de jovens que irá para as ruas combater a violência, que cresce não só aqui, mas no mundo todo”, observa a deputada estadual Miriam Marroni (PT), que representou a Assembleia Legislativa na formatura.

Com duração de sete meses e 1,3 mil horas/aula, o curso incluiu aulas técnicas e humanísticas, com disciplinas como Direitos Humanos, Defesa Pessoal, Medicina Legal, Direito Penal e Sociologia da Violência e da Criminalidade.

Novos concursos
Esta semana o governo do Estado autorizou a realização de um novo concurso público, que deve selecionar outros 2 mil militares. Eles deverão estar aptos para o serviço já em 2013. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) também já trabalha para lançar um processo de seleção para contratar mil policiais civis e mais de 2 mil agentes para a Susepe.

Segundo a SSP, 629 novas viaturas devem ser compradas até o fim de 2013. Elas irão se somar aos 751 veículos comprados no ano passado. Também até o fim de 2013 chegam às mãos dos policiais gaúchos 1.227 novas armas (em 2012 haviam sido adquiridas outras 2.384).
Também nesta sexta-feira, só que em Porto Alegre, o governador Tarso Genro (PT) anunciou que remeterá à Assembleia Legislativa dois Projetos de Lei que beneficiam a corporação. O primeiro aumenta a gratificação de permanência no serviço ativo, incentivo concedido desde 2011 aos PMs que se aposentaram, mas optaram por prosseguir em atividade. O outro projeto permitirá a readaptação dos policiais feridos durante alguma missão para que suas carreiras não sejam interrompidas, permitindo que eles possam atingir postos mais elevados na carreira. 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!