quarta-feira, 10 de abril de 2013

Piratini promoveu ação no Dia Mundial do Combate ao Câncer

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar (INCA), no último ano 520 mil novos casos de câncer podem ter surgido. Aapecan e Rádio Nativa FM de Piratini divulgaram informações sobre a doença, prevenção e serviços à disposição dos pacientes portadores de câncer.
Para marcar a data oito de abril, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Dia Mundial da Luta Contra o Câncer, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), e a Rádio Nativa FM promoveram visitas a instituições e destinaram uma tarde para prestar orientações sobre a doença e prevenção, bem como informações para a aquisição de benefícios aos portadores de câncer.
No decorrer da ação, as equipes visitaram na segunda-feira (08-04) a Secretaria de Assistência Social, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição.
A Secretária da Assistência Social de Piratini, Paula Almeida, e a equipe da Aapecan e da Rádio Nativa debateram sobre a questão das necessidades dos pacientes com câncer no município e como ampliar o auxílio prestado a estes pacientes. Também foi exposto o trabalho da Aapecan, desenvolvido há oito anos no Rio Grande do Sul.
Já, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o presidente, César Ferreira, recebeu a equipe que pediu apoio na divulgação do trabalho, com o objetivo de fazer com que a informação chegue às pessoas que residem no meio rural.
Em visita ao Hospital, as enfermeiras Fernanda Weirich, e Fernanda Hernandes, recepcionaram o grupo que conversou sobre o auxílio que a Aapecan pode dar aos pacientes com câncer de baixa renda.
Na Rádio Nativa Piratini, à tarde, a Aapecan, falou dos benefícios prestados pela associação aos pacientes oncológicos e como eles podem ter acesso a este serviço.
O câncer é a segunda doença que mais mata pessoas no mundo todo e, também no Brasil. Estima-se que, em todo o planeta, mais de 12 milhões de casos sejam diagnosticados anualmente. A ocorrência de mortes em função da doença chega a sete milhões. O Dia Mundial da Luta Contra o Câncer tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da realização de consultas e exames preventivos, já que, pelo menos um terço das mortes originárias do câncer poderiam ser evitadas. Vítimas do câncer tem direito a tratamento na rede pública de saúde, no Brasil.
Aapecan
Associação de Apoio a Pessoas com Câncer é centro de referência em atendimento a usuários com câncer e visa geração de medidas preventivas e de informações para o enfrentamento da doença. São 13 unidades espalhadas no Rio Grande do Sul e seis Casas de Apoio. Só no Sul do Estado, a Aapecan atende em aproximadamente 30 municípios, com Casa de Apoio em Pelotas e Rio Grande, e unidades em Pelotas, Rio Grande, Camaquã e Bagé. Atualmente, mais de 1900 pacientes estão cadastrados e recebem benefícios como medicamentos, cestas básicas, fraldas geriátricas, auxílio jurídico, psicológico, e nutricional, hospedagem, entre outros.
OBS: O próximo atendimento aos pacientes da Aapecan de Piratini será realizado no dia 14 de maio a partir das 10h, em sala anexa a Secretaria da Saúde.
Contato nas Unidades Regionais:
Pelotas: Rua Barão de Santa Tecla, 821. Telefone (53) 3026 29 65.
Bagé: Rua General João Telles, 1601. Telefone (53) 3241 992

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!