quinta-feira, 18 de abril de 2013

Processo da ponte irrita vereadores


Não há o que faça a comunidade crer (com toda razão), que a Ponte do Costa vai sair do papel este ano como uma dezena de engravatados a cada vez que enxergam um microfone se apressam em arrotar.
A cada nova entrevista, uma mesma promessa, um novo prazo e uma igual enrolação. É o projeto antigo que está sendo readequado, ou, o já readequado está indo pra licitação e, novamente trinta ou quarenta dias depois, ainda continua com a tonelagem antiga mas, em breve será adaptado para a tonelagem atual, enfim, nem mesmo os paramentares, seja federal ou estadual, sabem mais que explicação dar toda vez que são inqueridos sobre o assunto que virou um jogo de empurra – empurra e até de mentiras.

A travessia que agoniza, causa prejuízos e mata na ERS 702, transformou-se em um drama digno da saudosa escritora Janete Clair, tendo como diferença apenas, a ausência de data para o capitulo final.
No legislativo de Piratini, são quatro bancadas, sendo uma, a do PT, gestora dos palácios Piratini e Alvorada e todas, inclusive esta, se irritou através de seu representante na sessão da terça-feira.

O estopim para a irritabilidade generalizada partiu do vereador Marcial Guastuci, PMDB, que contou aos pares ter ouvido de um deputado do seu próprio partido a seguinte frase:
- Sabe por que a ponte não vai sair? Porque Piratini não tem peso político.
O parlamentar que não teve o nome revelado pelo vereador, obviamente quis dizer que o governo não vai investir em um  município que não tem votos suficientes para decidir uma eleição.
Bravo, Macega argumentou: - podemos não ter peso para presidente e para governador, mas para deputados os votos daqui podem manter ou mudar sim - E foi mais longe: se não fizerem esta ponte, na próxima eleição sou capaz de liderar um movimento para que Piratini boicote e não vote para deputado, tanto estadual como federal -

O petista Lourenço de Souza (foto acima), não foi tão longe assim, mas se mostrou igualmente estressado com a situação que não se altera.
- Pedi ao Fórum da Agricultura Familiar que também pressione pela construção da nova ponte.
O DAER nos enrolou e o projeto ainda não foi para licitação como haviam anunciado. Sugiro que nos próximos meses, se as coisas não andarem, vamos pra frente do Banrisul protestar ou vamos acampar na Ponte do Costa. Sem pressão não há reação – rimou o vereador ao finalizar.
Renan Cunha, do PDT,(à esquerda), relembrou as inúmeras viagens de comissões formadas por vereadores a Porto Alegre para tratar do assunto.
- A gente chega lá, eles nos mostram um monte de papéis, garantem que será construída, a gente sai de lá faceiro e, não duvido que quando viramos as costas eles ficam rindo da nossa cara – verbalizou o pedetista que alertou:
- Estamos com uma Supra- Safra de soja sendo colhida e as carretas não podem passar na ponte -

4 comentários:

  1. Concordo com o Lourenço. Tem que paralisar total o trânsito ali, vai prejudicar outras pessoas, sim vai mas só assim as autoridades irão se manifestar. É uma vergonha o que a anos vem se fazendo expectativas frustradas em relação a Ponto do Costa. Os vereadores e a população perdeu a oportunidade de expor esse problema para a Comissão que debateu sobre a questão do Centro Histórico esta semana na Câmara. Pois turismo envolve segurança aos turistas e principalmente aos usuários que aqui residem ou vem passear. E vou mais além, esses dias o governador do estado não esteve aqui para inaugurar a Escola Adão Preto, pois bem, ele não passou na Ponte do Costa?? Será que ele não viu aquelas "panelas" que tem ali?? Na minha opinião, a população tem que se unir e fazer um protesto lá na Ponte. Aquele protesto que aconteceu sobre as passagens de ônibus em Porto Alegre, precisou ter aquele protesto, até vandalismo teve lá mas rendeu resultado, as autoridades cederam e a passagem voltou ao preço antigo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com o Vereador Lourenço em acampar em cima da ponte até que o poder Estadual tome uma providencia definitiva sobre o precário estado de conservação da Ponte do Costa.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com o vereador Lourenço em acampar na ponte até que o poder Estadual apresente uma solução para a construção de uma nova ponte

    ResponderExcluir
  4. O fato de um DEPUTADO ter dito que Piratini, noa tem peso politico - EU JA FALEI INUMERAS VEZES - e quando ele se refere a peso politico não chega ser necessariamente VOTOS, creio que ele se refira a PESO EM SEUS POLITICOS, falta pressão e relação politica de nossa cidade com o resto do país . Os politicos de Piratini, parecem que vivem em um CONDADO onde eles são os LORDES e não se relacionam com mais ninguem , vejam como é a relação politica do PREFEITO DE CANDIOTA por exemplo , vejo ele pelo menos uma vez no mês aqui em Brasília e em POA ele esta uma vez a cada 15 dias . Mas vá entender nossos LORDES neh ?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!