segunda-feira, 8 de abril de 2013

Governador entrega escola à comunidade

Sábado, 06 de abril
Sandra recebeu das mãos da família Preto a foto do homenageado
Músicas coloniais típicas do movimento social e apresentações tradicionalistas recepcionaram o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro na manhã deste sábado que, junto com sua comitiva fez a entrega oficial à comunidade do 5º Distrito da Escola Estadual de Ensino Médio Deputado Adão Preto e que já funciona em sistema de gestão compartilhada no prédio do educandário municipal Vieira da Cunha.

Pode ser visto como uma tremenda gafe  por esquecimento ou não, Tarso, em seu discurso, não ter concedido parte de sua fala para abordar sobre a importância do evento ao qual inseriu em sua apertada agenda e sim, manteve seu foco para falar de suas realizações em todas as áreas do governo, devolver ataques da oposição e citar os déficits dos ex -governadores Antônio Brito- PMDB e Yeda Crusius do PSDB, sem deixar de alfinetar o Cpers com quem mantém uma nervosa relação devido às discordâncias salariais entre Palácio Piratini e professores. Diante disso ficou claro que todas as oportunidades servirão como palanque para a tentativa de reeleição do atual governador no ano que vem.

Diretora junto a Tarso e o coordenador Círio Almenida
Naturalmente coube a família do homenageado com o batismo da escola, falar e agradecer a homenagem.
 O deputado estadual Edegar Preto, PT, lembrou os feitos do pai que desencadeiam honras de naturezas diversas por todo o Estado, mas, entende que toda vez que isso ocorre, não é apenas o legado deixado por ele que causa orgulho na família Preto.
- Ele foi um agricultor que acreditou ser possível tendo apenas a 3ª série e, sua maior herança e que o tornou essa referência nacional, foi à dedicação à luta coletiva por quem precisa – disse Preto que ampliou:
 -Essa homenagem não é só a ele, mas aos movimentos sociais que um dia, em 1986 ,ousaram elegendo um representante das classes sociais logo ao final de um período que marcou o fim da ditadura militar –
Tarso e o prefeito Vilso descerraram a placa
Visível foi à emoção da diretora Sandra Joanol, que aceitou o desafio de comandar uma escola estadual em compartilhamento com uma municipal, processo inédito e cercado de incertezas. Ela agradeceu ao outro irmão, Adelar Preto, responsável por encurtar caminho até a Secretaria de Educação na luta para aprovar o projeto e ao trabalho da colega e também diretora do Vieira Carmem Lucí, precursora da ideia assim como os esforços empreendidos pela Prefeitura de Piratini.
Parafraseando o homenageado  Sandra disse: - Uma sociedade só se liberta com educação-
Ela lembrou que as incertezas que cercam seus desafios são reduzidas diante da forma como foi recepcionada por todos.
- Eles nos abraçaram como se abraça um filho e isso nos dá a certeza de que estamos no caminho certo para manter os alunos mais próximos de suas casas e famílias – concluiu.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!