segunda-feira, 8 de abril de 2013

Morre, aos 87 anos, Margareth Thatcher

Sábado, 08 de abril
A ex-primeira-ministra conservadora britânica Margaret Thatcher morreu hoje, aos 87 anos, em Londres. Símbolo de uma era marcada pelo ideário neoliberal em economia, ela governou a Grã-Bretanha de 1979 a 1990. 

Filha de um verdureiro, ascendeu lentamente na política britânica como uma defensora firme de posições impopulares mesmo em seu partido durante o pós-guerra, como a privatização de setores chave da economia. 
Com o presidente americano Ronald Reagan, ficou conhecida por uma política de linha dura em relação à União Soviética, que só se atenuou com a ascensão de Mikhail Gorbachev ao comando do país em 1985. Os soviéticos, em troca, apelidaram-na de "Dama de Ferro", título que logo se popularizou por todo o mundo.

Nesta manhã, o porta-voz de Thatcher, Lord Bell, anunciou, que a ex-primeira ministra morreu devido a um derrame, publicou a rede BBC em seu site.
— É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciaram que sua mãe morreu pacificamente depois de um derrame, esta manhã — afirmou Bell.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua opinião! Pois a mesma é de extrema importância para nós!